Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO

Ciretran de Marituba registra mais de três mil atendimentos em um mês

Unidade do Detran realiza diversos atendimentos de habilitação e veículos

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
13/01/2026 16h16
Coleta biométrica está entre os atendimentos realizados pela Ciretran

O município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, ganhou a primeira Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no início de dezembro de 2025 e, em pouco mais de um mês de funcionamento, a unidade do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) já atendeu mais de três mil pessoas.

Entregue pelo governo do Estado para facilitar o acesso aos serviços do Detran no município, a Ciretran tem registrado uma movimentação intensa, especialmente no atendimento de habilitação. A todo momento, os usuários chegam para iniciar processos de primeira CNH ou para renovar, adicionar e mudar de categoria.

Movimentação é intensa na Ciretran de Marituba

A entrega da Ciretran faz parte do planejamento de expansão dos serviços do Detran em todas as regiões do Pará. Além de modernizar 21 Ciretrans, a atual gestão já entregou duas novas unidades, em Marituba e Ulianópolis. No caso de Marituba, antes da entrega da Ciretran, a população precisava se deslocar à Circunscrição de Ananindeua, à sede do órgão, em Belém, ou aos postos de atendimento. “Esta Ciretran está beneficiando muito a população e a mobilidade urbana da cidade, pois somente neste primeiro mês de funcionamento já são mais de três mil atendimentos, o que certamente está contribuindo para a segurança local”, destaca o gerente da Ciretran, Leonan Moura.

Gerente Leonan Moura comemora a grande procura da população

Outros atendimentos também são ofertados pela Ciretran, entre eles, validação de documentos; recurso de infração; atualização de exames, como biometria e prova de legislação; alteração de dados do usuário; vistoria veicular; transferência de propriedade e jurisdição; parcelamento de licenciamento no cartão de crédito; exames práticos, dentre outros.

Para maior organização e comodidade, os atendimentos devem ser agendados pelo call center 154, mas a Ciretran está aberta para dúvidas da comunidade e solução de problemas dos usuários. Atualmente, a unidade tem capacidade de atender até 150 pessoas por dia, tanto na área de habilitação como de veículos.

Alan Chaves foi aprovado no exame de legislação e elogiou o atendimento na Ciretran

Na manhã desta terça-feira (13), o morador de Ananindeua, Alan Chaves, de 27 anos, compareceu à Ciretran para realizar a prova de legislação. A etapa é obrigatória antes de iniciar as aulas práticas para alcançar a primeira CNH. Feliz por ter conseguido uma boa pontuação no exame, ele destacou o bom atendimento na agência do Detran de Marituba.

“Cheguei aqui bem nervoso, com medo de reprovar no exame, mas o avaliador me acalmou, fui muito bem tratado e estou muito feliz com esse resultado. Agora, é seguir o processo para quem sabe, no futuro, conseguir um trabalho com a minha CNH”, relatou.

Leandro Lima: ter uma Ciretran perto de casa faz toda a diferença para a população

Tirar a primeira CNH está entre os atendimentos mais procurados, especialmente pelos jovens. O maritubense Leandro Lima, de 18 anos, soube da Ciretran e compareceu à unidade para realizar a coleta biométrica. “Foi um atendimento bom e rápido, principalmente me ajudou muito por ser perto de casa, a gente não precisa se deslocar pra Belém e isso já ajuda muito”, comentou.

Carlos Daniel mora próximo de Marituba e também esteve na agência por um motivo ainda mais especial. O joven é recém- habilitado e foi pegar a CNH Pai D'égua para realizar o sonho de dirigir sem medo da fiscalização. “Fui muito bem atendido, a equipe aqui é bem atenciosa e ajuda a gente a resolver. Agora, com a minha CNH posso andar despreocupado para o meu trabalho e para passear. Deu tudo certo”, afirmou.

Carlos Daniel saiu feliz da agência com a CNH Pai D’égua

A Ciretran de Marituba está localizada na Rua da Assembleia, 477, bairro Boa Vista. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.