Sectet leva Caravana da Ciência e Tecnologia às Usinas da Paz Cabanagem e Benevides
Ação tem oficinas de Programação e Robótica, Modelagem e Impressão 3D, Desenvolvimento de Aplicativos, Influenciador Digital e Empreendedorismo
O ano de 2026 inicia com ações voltadas à inclusão digital e ao estímulo à inovação. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) promove a Caravana da Ciência e Tecnologia, que iniciou na segunda-feira (12), na Usina da Paz Cabanagem, e segue até sexta-feira (16), com inscrições realizadas de forma presencial.
A ação contempla oficinas de Programação e Robótica, Modelagem e Impressão 3D, Desenvolvimento de Aplicativos, Influenciador Digital e Empreendedorismo, com vagas limitadas por turma. As atividades são direcionadas a um público diverso, incluindo crianças e adolescentes a partir dos 11 anos de idade.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Caravana, Mariana Bechara, a metodologia aplicada é baseada na cultura maker, que valoriza o aprendizado prático. “Utilizamos a cultura maker, o aprender fazendo. É de suma importância ter esses eventos dentro da comunidade. Os alunos levam consigo uma imersão de conhecimento e aprendizado que contribui para a vida toda”, destacou.
Após a etapa na UsiPaz Cabanagem, a Caravana da Ciência e Tecnologia segue para a Usina da Paz Benevides, a partir da próxima segunda-feira (19), com encerramento na sexta-feira (23). No local, a programação inclui oficinas de Modelagem e Impressão 3D, Empreendedorismo, Influenciador Digital, Desenvolvimento de Programas, entre outras atividades voltadas à área tecnológica.
Os cursos têm duração de cinco dias, totalizando 20 horas de carga horária, e ao final das atividades os participantes recebem certificado.
Sobre a Caravana - A Caravana da Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Sectet, e objetiva promover a inclusão digital de crianças e adolescentes, estimulando o interesse pela ciência e tecnologia, além de ampliar horizontes e incentivar a construção de carreiras na área tecnológica. O projeto desenvolve cursos, palestras e feiras de ciências em diversas regiões do Pará.
Alcance social - Criada em 2022, a Caravana já percorreu 24 municípios, passando por escolas estaduais, Usinas da Paz e espaços culturais. Ao longo de sua trajetória, apresentou mais de 30 experimentos na Feira de Ciências e alcançou, em 2025, a marca de mais de 22 mil alunos certificados desde o lançamento do projeto.
Ao levar tecnologia a regiões onde muitos estudantes não têm acesso a laboratórios, robótica ou impressão 3D, a Caravana da Ciência e Tecnologia reforça o compromisso do Estado com uma educação transformadora, que amplia oportunidades e desperta vocações, impactando diretamente a juventude paraense.
Serviço
Caravana da Ciência e Tecnologia – Sectet
UsiPaz Cabanagem
12 a 16 de janeiro
8h às 12h
UsiPaz Benevides
19 a 23 de janeiro
8h às 12h
Inscrições presenciais mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência.
Texto de Aurea Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Bruna Ribeiro
