Secretaria de Educação realiza formação sobre prestação de contas do Prodep
Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep) amplia a autonomia das escolas estaduais que têm autonomia de investir, de acordo com suas necessidades
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza formação voltada à prestação de contas do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Federal) com o objetivo de orientar e fortalecer a gestão financeira das escolas estaduais. Todas as Diretorias Regionais de Ensino (DREs) participam da capacitação, que teve início na última terça-feira, 13, e segue esta sexta-feira, 16. Na próxima semana, será a vez das DREs do interior participarem da formação.
A formação é direcionada a diretores escolares, coordenadores administrativos, tesoureiros e contadores dos conselhos escolares, além dos dirigentes regionais. E o prazo para a prestação de contas vai de 1º de janeiro a 28 de fevereiro e é condição obrigatória para o repasse dos recursos ao longo do ano. As unidades escolares que não realizarem o procedimento ficam impedidas de receber os valores.
De acordo com a coordenadora do Prodep, Luciana Silva, a orientação é fundamental para garantir a correta aplicação dos recursos. “A formação é voltada para diretores, coordenadores administrativos, tesoureiros e contadores dos conselhos escolares. A orientação das Diretorias Regionais de Ensino é necessária para que o processo de prestação de contas seja feito corretamente e dentro do prazo”, destacou.
A Seduc destaca que o Prodep vem fortalecendo a educação pública ao ampliar a autonomia das escolas estaduais, permitindo que as unidades façam investimentos de acordo com suas necessidades.
A dirigente regional Belém 4, Andréa Libório, ressaltou a importância da formação para o bom funcionamento das escolas. “Esse momento de orientação é essencial para que os gestores escolares compreendam com clareza como utilizar e prestar contas dos recursos do Prodep e PDDE Federal. Os programas fortalecem a autonomia das escolas e contribuem diretamente para melhorias na infraestrutura e no atendimento aos estudantes”, afirmou.
Desde 2023, o Governo do Pará já repassou mais de R$ 232 milhões às escolas estaduais por meio do Prodep. Somente em 2025, foram destinados mais de R$ 95 milhões a 708 unidades escolares, promovendo melhorias estruturais e incentivando a participação da comunidade escolar na construção de uma educação pública de qualidade.
