Fisioterapia intensiva 24h acelera recuperação de pacientes críticos no Regional de Oriximiná
Com foco na mobilização precoce e reabilitação cardiopulmonar, atuação da equipe multiprofissional reduz tempo de internação e previne complicações na UTI
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) realiza sessões de fisioterapia aos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O serviço é fundamental para a recuperação de pacientes críticos, contribuindo para a redução do tempo de internação e para a melhora da qualidade de vida durante e após o período de hospitalização.
A fisioterapia na UTI atua diretamente na reabilitação cardiopulmonar e motora, com foco na melhora da função respiratória - incluindo o desmame do ventilador mecânico e a remoção de secreções - além da mobilização precoce para evitar atrofia muscular, fortalecimento físico e prevenção de complicações como trombose e infecções.
Entre os pacientes acompanhados está o estudante Cristiano Menezes Guerreiro, de 20 anos, morador de Oriximiná, que destaca a importância do tratamento para sua recuperação. “Minhas sessões de fisioterapia estão sendo ótimas, estão me ajudando bastante, pois eu não estava conseguindo andar. Estou melhorando, as dores diminuíram e, a cada dia que passa, tenho me sentido melhor”, relatou.
De acordo com a fisioterapeuta Stella Corrêa dos Santos, o trabalho é direcionado às necessidades específicas de cada paciente, respeitando seu estado clínico e priorizando a recuperação funcional. “Nós trabalhamos com a reabilitação precoce dos pacientes. Nosso foco é a fisioterapia respiratória e pós-operatória, prevenindo complicações pulmonares e diminuindo o tempo de permanência desses pacientes na UTI, para que eles possam ter alta e seguir reabilitados para outros setores”, explicou a profissional.
A médica intensivista Mariana Sarmento reforça a importância da atuação contínua do fisioterapeuta no ambiente intensivo. “O trabalho do fisioterapeuta é de fundamental importância. Eles auxiliam diretamente na melhora e evolução clínica do paciente, principalmente daqueles que permanecem muito tempo acamados, necessitando de estímulos motores e respiratórios”, destacou.
Sobre os processos de intubação e extubação, a médica enfatiza a atuação integrada da equipe. “O fisioterapeuta é essencial no processo de análise. O acompanhamento é feito em conjunto e observamos uma melhora significativa na evolução clínica dos pacientes quando esse trabalho é realizado de forma contínua, com presença 24 horas na UTI”, finalizou.
Referência clínica na Calha Norte
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus consolida-se como uma importante referência em saúde pública na região da Calha Norte. A unidade é voltada exclusivamente ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com 26 leitos de enfermaria e UTI, além de 16 leitos de acolhimento para cuidados iniciais.
O hospital também se destaca pelo modelo de atenção integral, com equipe multiprofissional composta por profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social.
Texto: Uéliton Martins
