Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E INCLUSÃO

Governo do Pará fortalece inclusão social com novas vagas no Programa Parádesporto

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
16/01/2026 22h24

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), abre neste sábado (17), das 8h às 12h, as inscrições gratuitas para o Programa Parádesporto, voltado a jovens com deficiência física e intelectual. A iniciativa busca promover cidadania e inclusão social por meio do esporte, além de revelar futuros atletas paralímpicos.
 
De 17 a 30 de janeiro, a Seel oferece 144 vagas presenciais para novos alunos, com idades entre 7 e 17 anos. As inscrições devem ser feitas na sede da Tuna Luso Brasileira, em Belém. Os treinos terão início no dia 31 de janeiro, também na sede da Tuna Luso, clube parceiro do programa.
 

Segundo o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, o programa representa um compromisso do Governo do Pará com a inclusão e o desenvolvimento social. “O Parádesporto é uma política pública que transforma vidas por meio do esporte. Nosso objetivo é garantir oportunidades, inclusão e qualidade de vida para crianças e jovens, além de fortalecer o paradesporto no Estado”, disse.
 
O Programa Parádesporto já revelou atletas que se destacam em competições nacionais e internacionais, muitos deles convocados para seleções brasileiras de modalidades paralímpicas. 
 
De acordo com o professor Valdir Aguiar, que integra a equipe técnica do programa, o trabalho vai além do rendimento esportivo. “Nós utilizamos o esporte como ferramenta de inclusão, autoestima e desenvolvimento humano. Cada aluno é avaliado de forma individual, respeitando suas potencialidades e limitações”, explicou.

A Seel atua para democratizar o acesso à prática esportiva, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos, com ou sem deficiência, como instrumento de formação cidadã e melhoria da qualidade de vida. As ações do programa contribuem para a inclusão social, o bem-estar e a igualdade de direitos e oportunidades.
 
O Parádesporto contempla as seguintes modalidades: atletismo, natação, bocha, tênis de mesa, futebol PC (paralisia cerebral), voleibol sentado, parabadminton, petra e rugby em cadeira de rodas, além de outras práticas paralímpicas. O programa atende pessoas com deficiência física, intelectual, visual, paralisia cerebral, amputação, nanismo e cadeirantes.
 
As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
Atletismo: 20
Natação: 15
Bocha: 20
Tênis de mesa: 15
Futebol PC: 20
Voleibol sentado: 20
Parabadminton: 16
Petra: 10
Rugby em cadeira de rodas: 8
 
Para efetivar a inscrição, os interessados devem apresentar cópias dos documentos do responsável e do paratleta, CPF, RG, laudo médico, duas fotos 3x4, comprovante de residência e atestado médico que libere o aluno para a prática esportiva.
 
Após o preenchimento das vagas, os professores do Programa Parádesporto farão uma avaliação das habilidades dos novos alunos para definir as modalidades mais adequadas.
 
Horário de aulas: Alto rendimento de 8h às 12h e 14 às 18h
aos sábados.
Escolhinha de 8h às 12h aos sábado.
No mês de fevereiro a partir dos dias 15 a 20, às aulas serão nas terças, quintas e sábados de 8h às 12h.
 
Serviço:
Inscrições para o Programa Parádesporto
Local: Sede da Tuna Luso Brasileira
Endereço: Avenida Almirante Barroso, nº 4110, bairro do Souza – Belém
Horário: das 8h às 12h