Semas fortalece diálogo com o setor produtivo do sudeste paraense
Ações da Secretaria reforçam aproximação com produtores rurais, empresas e lideranças regionais para alinhar produção de alimentos, desenvolvimento e sustentabilidade
Em agenda voltada ao diálogo direto com o setor produtivo e ao acompanhamento de empreendimentos regularmente licenciados, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) vem atuando no Sudeste do Pará, evidenciando o compromisso do Governo em estar próximo de quem produz, ouvindo demandas locais e fortalecendo uma política ambiental baseada na orientação, na transparência e na construção conjunta de soluções sustentáveis.
Entre as iniciativas, a Semas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá reuniram agricultores, pecuaristas e representantes de diversos municípios da região para troca de informações, esclarecimento de dúvidas e escuta das necessidades do setor, especialmente diante das recentes mudanças na legislação ambiental. O objetivo foi aproximar ainda mais a Secretaria dos produtores rurais, compreender os desafios enfrentados no campo e discutir caminhos para fortalecer a produção de alimentos, sem agredir o meio ambiente.
Legalidade - O titular da Semas, Raul Protázio Romão, participou da conversa com agricultores e pecuaristas, reforçando a necessidade da aproximação entre a Secretaria e os sindicatos. “Esse tipo de discussão é fundamental para aproximar o produtor do órgão ambiental. Quando há diálogo, fica claro que existem alternativas legais, e que a regularização não significa, necessariamente, perda de produtividade ou inviabilização do negócio.”, ressaltou o secretário.
Para o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Marabá, Maurício Fraga, “esse contato é fundamental para que eles compreendam nossas demandas e as dificuldades que enfrentamos. Esse diálogo é muito importante e, com a Semas, não é diferente. O secretário Raul é bastante ligado ao setor produtivo, e está sempre aberto a discutir esses assuntos conosco”.
Raul Protázio Romão orientou sobre licenciamento ambiental, reforçando que cada região do Estado tem realidades distintas, e que a atuação da Secretaria considera essas especificidades. “A legislação prevê prazos longos para adequação. O momento também serviu para alinhar expectativas e mostrar como o Estado pode apoiar o setor produtivo, garantindo segurança jurídica, acesso a informações qualificadas e incentivo às boas práticas ambientais", acrescentou o secretário.
Acompanhamento - Além do diálogo com os produtores, a Semas acompanhou empresas estratégicas da região, como a Correias Mercúrio, em Marabá, e a KGR Gestão de Resíduos, em Parauapebas. As duas empresas possuem licenças ambientais ativas e regularmente renovadas pela Secretaria, demonstrando o cumprimento rigoroso da legislação e o compromisso com modelos de gestão ambiental responsáveis.
Com atuação consolidada no mercado industrial, a Correias Mercúrio é referência na fabricação de correias transportadoras e soluções para diversos setores, como mineração, siderurgia, agronegócio e infraestrutura. A empresa adota processos industriais baseados em eficiência, segurança e redução de impactos ambientais, a partir de controles internos rigorosos para o uso racional de recursos naturais e o manejo adequado de resíduos.
A KGR Gestão de Resíduos atua na coleta, no transporte, tratamento e destinação correta de resíduos industriais, comerciais e de serviços. A empresa mantém processos estruturados, com rastreabilidade e controle técnico, contribuindo para a proteção do solo, da água e do ar, além de fomentar uma cultura de responsabilidade ambiental na região, destacando o compromisso da Semas em licenciar empresas que seguem as boas práticas ambientais.
Alessandro Corrêa, diretor da KGR, falou sobre o impacto do licenciamento para o processamento de resíduos. “Essas licenças permitiram que nós ampliássemos os nossos negócios na região, gerando mais emprego e renda. É muito importante a presença do secretário aqui, nesse corpo a corpo, para ele conhecer, entender o fluxo das nossas atividades e também a seriedade com que elas acontecem, reforçando o nosso compromisso com o meio ambiente, e para mostrar que é possível atender o mercado com soluções inovadoras”, disse o diretor.
Construção de soluções - O secretário Raul Protázio Romão frisou, ainda, que a presença da Semas no Sul e Sudeste do Pará “vai além do licenciamento. Estar presente nos territórios, dialogar com produtores, empresários e lideranças regionais é fundamental para construir soluções que conciliem produção, desenvolvimento econômico e preservação ambiental. É assim que fortalecemos uma agenda sustentável e alinhada às necessidades de cada região”.
A equipe da Semas se reuniu, também, com Éder Ramiro, secretário municipal de Produção Rural de Parauapebas, para entender as necessidades e projetar novas oportunidades para o município no "Cheque Pecuária" e no Programa de Pagamento por Serviço Ambientais (PSA).
O compromisso do governo do Estado com o produtor rural busca respeitar o meio ambiente, produzir mais alimentos e fomentar o desenvolvimento sustentável no processo produtivo. “Discutir esses avanços, parcerias e programas que o Governo do Pará proporciona, quem tem a ganhar é o produtor rural”, ressaltou Éder Ramiro.
