Estrutura do Mangueirão impulsiona qualificação de árbitros paraenses
Profissionais são avaliados no condicionamento físico, capacidade de agilidade e conhecimento das regras da prática esportiva da Federação Paraense de Futebol
O secretário de Esporte e Lazer do Pará (Seel), Cássio Andrade, acompanhou, na tarde da segunda-feira (20), no Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, o teste de habilitação dos árbitros do quadro nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a temporada 2026.
Os árbitros pertencentes ao quadro da Federação Paraense de Futebol (FPF) contaram com o suporte do Governo do Pará, por meio da Seel, que disponibilizou o estádio para a realização das atividades exigidas pela entidade nacional.
"O Governo do Pará tem trabalhado para oferecer a melhor estrutura possível aos profissionais do esporte. Garantir que nossos árbitros realizem seus testes em um equipamento como o Mangueirão é investir na qualificação, na valorização e no fortalecimento do futebol do nosso Estado”, enfatizou o secretário Cássio Andrade.
Os testes objetivam avaliar o condicionamento físico de alto rendimento, a capacidade de agilidade e o conhecimento das regras por parte dos árbitros. A programação inclui provas de velocidade, resistência intermitente e métodos modernos baseados em ciência de dados, como o Teste Yo-Yo, utilizado para mensurar o desempenho físico em situações semelhantes às exigidas durante as partidas.
