Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REDE DE PROTEÇÃO

Governo do Estado entrega 17ª unidade do programa "Creches Por Todo o Pará" em Cachoeira do Arari

Nova unidade beneficiará 200 famílias no Marajó; governador Helder Barbalho também anuncia próximas entregas em Salvaterra, Soure e Santa Cruz do Arari

Por Lilian Guedes (SEDUC)
20/01/2026 14h06

Nesta terça-feira (20), as famílias de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, celebraram a entrega da creche municipal "Pingo de Gente". O equipamento, moderno, colorido e totalmente equipado, irá beneficiar 200 famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente mães que queiram retornar ao mercado de trabalho. O chefe do Executivo estadual, Helder Barbalho, falou da alegria pelas creches entregues e também das próximas unidades que irão beneficiar mais crianças do Marajó. 

“Esta é a 17ª Escola de Ensino Infantil que o governo do Pará entrega em todos os municípios do Estado. E, aqui na região do Marajó, já quero anunciar a entrega, nos próximos dias, também, das creches dos municípios de Salvaterra, Soure e Santa Cruz do Arari. Essas unidades já estão na fase final de conclusão, ampliando a oferta de ensino infantil para todas as crianças marajoaras”, anunciou o governador do Pará. 

Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a unidade é a 17ª construída por meio do programa “Creches Por Todo o Pará”, contemplando crianças de zero a cinco anos, com espaços para brincadeiras, atividades lúdicas, criativas e ensino infantil de qualidade. 

“Muito importante que as nossas crianças, desde o início da vida, possam estar acolhidas. Sabemos que esse é o momento da vida em que as crianças mais se desenvolvem, não apenas psicologicamente, mas também no intelecto. Portanto, era necessário investir na construção de creches e é o que estamos fazendo. Hoje, com muita alegria, entregamos a creche de Cachoeira de Arari. E vem muito mais por aí. Somente neste mês de fevereiro, entregaremos cinco creches no Marajó. Já entregamos para Cachoeira do Arari três escolas e agora esta creche, reforçando o compromisso que este governo tem com a educação”, ressaltou a vice-governadora, Hana Ghassan.  

A professora Tuanny Brito irá trabalhar na unidade infantil e diz que a creche representa a realização de um sonho. “A nossa expectativa é a melhor possível, na verdade, é a realização de um sonho que nós tínhamos há muito tempo de ter esse espaço. Está tudo muito lindo e as crianças vão amar. Quando a gente entrou aqui e viu vários recursos que poderemos utilizar, ficamos muito felizes. As crianças vão ficar encantadas e isso facilita muito na hora de dar aula para elas, de ensinar. Será uma troca, a gente ensina e também aprende”, frisou a professora.

Com um investimento total de R$ 4.180.470,54, o espaço dispõe de nove salas de aula, uma sala multiuso, banheiros, berçário, lactário, trocador, além da área externa com parquinho em areia, jardim, dentre outros espaços de convivência. 

Caroline Bragança é formada em pedagogia e mãe de duas crianças. Com a chegada da creche, vê a oportunidade de exercer sua profissão e ter um local seguro para deixar seus filhos. “Eu estava trabalhando de carteira assinada numa empresa, só que ficou muito difícil de conseguir uma pessoa para reparar e deixar meus filhos, porque quem reparava era minha mãe e ficava muito sobrecarregado para ela. Mas agora, com a chegada da creche perto da nossa casa, deu uma boa melhoria para nós, mães, que precisam e querem voltar a trabalhar e deixar seus filhos em segurança. Agora eu posso exercer minha profissão e deixar eles na creche”, comemorou.  

Esta é a segunda unidade do Programa "Creches Por Todo o Pará" entregue para a população do arquipélago do Marajó. Em julho de 2025, o município de Melgaço foi contemplado com a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Raimunda Corrêa Vilar, também beneficiando crianças de zero a cinco anos.

Creches Por Todo o Pará - Pioneiro em nosso Estado, o Programa "Creches Por Todo o Pará" é uma ação de cunho educacional que beneficiará cerca de 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente mulheres que precisam ser reinseridas no mercado de trabalho, o que facilita a conciliação entre geração de renda e vida familiar.

Crianças de outros 16 municípios já recebem atendimento nas creches, como em Belém, Oriximiná, Ananindeua, Benevides, Redenção, Cumaru do Norte, Almeirim, Bannach, Melgaço, Curuçá, Marabá, Igarapé-Açu, Magalhães Barata, Altamira, Terra Alta e Peixe-Boi. 

O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan também participaram da entrega da Secretaria de Educação do município de Cachoeira do Arari. 

Projeto Moda Marajoara - Durante a agenda, foram entregues ainda 40 máquinas de costura, por meio do projeto Moda Marajoara, uma iniciativa do governo do Estado que engloba três órgãos do Sistema S - Senai, Senar e Sebrae - com foco na capacitação de mulheres para a produção de camisas marajoaras.

O projeto iniciou em 2024, quando foi firmada a parceria com o projeto de Moda Marajó para o município de Cachoeira do Arari. A partir da parceria, foi possível ofertar cursos, capacitações e formações voltadas ao público-alvo do projeto.

A prefeitura municipal contribuiu com a logística das unidades móveis que vieram ao município, além de arcar com a hospedagem e a alimentação do professor.

O projeto é de responsabilidade da prefeitura municipal, coordenado pela Secretaria de Assistência Social. Todas as participantes do Projeto Moda Marajoaras são usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), inseridas em diversos projetos, serviços e programas socioassistenciais desenvolvidos no município, fortalecendo a articulação da política de Assistência Social e a promoção da inclusão produtiva.

Para a autônoma Danielle Beltrão de Oliveira, o programa oportuniza que as pessoas conquistem sua própria renda. “Vai me ajudar muito, porque quando eu comecei o curso no ano passado, eu não sabia nem colocar uma linha na agulha. Eu não sabia nada, foi do zero mesmo. E eu tive essa oportunidade, muito boa, fiz cinco cursos, onde hoje em dia eu já sei costurar, fazer a minha própria roupa, bordar, que não sabia nada, e hoje em dia eu posso dizer que eu sei fazer qualquer bordado e sei costurar. E eu me sinto muito feliz, porque hoje a gente está ganhando essas máquinas que vão trazer tudo de bom na nossa vida, trazer oportunidade de poder produzir para ter alguma coisa para vender, ter nossa própria renda”, disse a ganhadora da máquina de costura.