Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL

Paragominas aguarda inauguração da 23ª Usina da Paz como marco dos 61 anos do município

População celebra a chegada do maior complexo de cidadania da América Latina, que levará mais de 70 serviços gratuitos e novas oportunidades de desenvolvimento à região do Rio Capim

Por Matheus Rocha (SEAC)
21/01/2026 09h00

O município de Paragominas, no Sudeste paraense, vive a expectativa para a entrega da 23ª Usina da Paz do Pará. O novo complexo de cidadania estadual chega como um presente à população pelo aniversário de 61 anos da cidade e reforça o compromisso do governo do Estado com a ampliação de políticas públicas voltadas à inclusão social, à promoção da cidadania e à prevenção da violência.

A nova unidade do maior programa de cidadania e transformação social da América Latina reunirá, em um único espaço, atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, educação, qualificação profissional, esporte, cultura, lazer e assistência social. A proposta é fortalecer vínculos comunitários, ampliar oportunidades e melhorar a qualidade de vida de moradores de Paragominas e da região do Rio Capim, que recebe sua primeira Usina da Paz.

Para a população, a chegada do projeto representa uma mudança concreta no dia a dia. A agente comunitária Adriana Alencar, moradora do Residencial Morada do Sol, onde o complexo está localizado, afirma que o novo equipamento público será uma grande oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para crianças e jovens da cidade. “Estou entusiasmada com a Usina da Paz que chegará ao nosso bairro. Será uma grande oportunidade para os nossos filhos desenvolverem novas técnicas e habilidades. Espero que esse espaço traga muitas possibilidades para nossas crianças”, relatou.

O estudante Caio Henrique Ribeiro aguarda com expectativa a chegada dos cursos de robótica. “Essa oportunidade será incrível para aprender, criar e expressar minha criatividade. Espero desenvolver minhas habilidades, fazer novos amigos e me divertir muito nesse espaço”, pontuou.

Referência em estrutura e serviços - A nova Usina da Paz, localizada na avenida Professor Manoel Pereira da Silva, no Residencial Morada do Sol, vai ofertar mais de 70 serviços gratuitos à população, abrangendo áreas como saúde, educação, qualificação profissional, esporte, cidadania, cultura e lazer.

Com estrutura moderna e funcional, a unidade contará com salas equipadas para atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, emissão de documentos, além de espaços como bibliotecas, salas de estudo e informática, espaços para gastronomia, música, reforço escolar e cursos profissionalizantes, entre outros. O complexo também dispõe de áreas de lazer e prática esportiva, como praça multicultural, piscina, complexo poliesportivo, quadra de areia, academia ao ar livre, espaço pet e playground infantil.

“As Usinas da Paz são espaços de cuidado, acolhimento e oportunidades. Em Paragominas, vamos garantir acesso a serviços fundamentais, promovendo inclusão social e fortalecendo a presença do Estado”, destacou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.

Ampliação de atendimentos - A inauguração da Usina da Paz de Paragominas marcará mais um passo importante na ampliação do projeto estadual, referência em políticas públicas integradas, alcançando a marca de 23 unidades entregues à população paraense.

Atualmente, já estão em funcionamento seis Usinas localizadas em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui, Cabanagem e Icoaraci/Outeiro) e outras unidades distribuídas entre a Região Metropolitana da capital e municípios do interior, nas cidades de Ananindeua (Icuí-Guajará), Marituba, Benevides, Barcarena, Cametá, Castanhal, Capanema, Igarapé-Miri, Moju, Bragança, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Serviço - A inauguração da nova Usina da Paz de Paragominas ocorre nesta sexta-feira (23), a partir das 10h.