Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Seaster inicia cursos profissionalizantes sobre manuseio de alimentos em Igarapé-Miri

Iniciativa se dirige para trabalhadores informais e pequenos comerciantes que atuam diretamente no preparo e venda de alimentos

Por Tarcya Amorim (SEASTER)
21/01/2026 12h26

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) iniciou, em 2026, novas turmas dos cursos profissionalizantes voltados ao correto manuseio de alimentos, com foco na qualificação de trabalhadores da economia popular. Nesta segunda-feira (20), o município de Igarapé-Miri, nordeste paraense, recebeu a equipe técnica da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan), em parceria com as Usinas da Paz, para a realização da capacitação, que beneficiou 20 participantes.

O curso é voltado à nutrição e à manipulação de alimentos, especialmente direcionado a ambulantes, pequenos comerciantes e trabalhadores que atuam diretamente no preparo e na comercialização de alimentos. As formações já foram realizadas nas Usinas da Paz de Igarapé-Miri, e, também, na de Icoaraci, em Belém, ampliando o acesso à qualificação profissional nos territórios atendidos.

urante os cursos, os participantes recebem orientações práticas sobre higiene, segurança e boas práticas no preparo dos alimentos, para o manuseio correto e seguro. Ao final da capacitação, é entregue a carteira de manipulador de alimentos, para maior segurança tanto para quem produz quanto para quem consome os produtos.

A diretora da Disan da Seaster, Nazaré Costa, explicou que a iniciativa fortalece a segurança alimentar e amplia as oportunidades de geração de renda. “Esses cursos têm um papel fundamental na qualificação de quem trabalha diretamente com alimentos, garantindo mais segurança para a população e mais oportunidades para os trabalhadores. Nosso objetivo é levar conhecimento, autonomia e dignidade às comunidades atendidas”, destacou.

Para ampliar o alcance da ação, a Seaster estruturou um pacote integrado de cursos que inclui, além da manipulação de alimentos, conteúdos de segurança do trabalho, receitas saudáveis, orientação e avaliação nutricional, empreendedorismo e marketing digital.

As turmas variam entre 20 e 30 participantes, número definido pela necessidade de atividades práticas em cozinhas totalmente equipadas, respeitando a capacidade das salas de gastronomia das Usinas da Paz.

No dia 14, deste mês, a equipe da Seaster realizou o curso na Usina da Paz de Icoaraci, em Belém, atendendo 20 pessoas que foram capacitadas para o manuseio de alimentos e saíram com sua carteira de manipulação de alimentos. 

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Pará com a qualificação profissional, a segurança alimentar e a geração de renda, que contribui para o fortalecimento da economia local e para a melhoria da qualidade dos serviços ofertados à população paraense.