Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Emater contribui para agricultores familiares aumentarem a produção e a renda

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) elabora projetos para trabalhadores acessarem o Pronaf, via Banco da Amazônia (Basa)

Por Governo do Pará (SECOM)
22/01/2026 08h47

Em Dom Eliseu, no Rio Capim, Adaílson Oliveira, de 62 anos, está começando 2026 com um carro novo: por meio de crédito rural elaborado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Ele produtor de goiaba é adquiriu uma picape zero quilômetro para escoar a colheita e transportar insumos, entre outras necessidades. 

O recurso de mais de R$ 96 mil da linha Mais Alimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foi liberado pelo Banco da Amazônia (Basa) nos primeiros dias de janeiro. 

“Este é o segundo veículo meu por crédito rural pela Emater. O anterior, em 2015, me serviu bastante. Eu acho que a parceria com a Emater é muito importante: é um acompanhamento, um suporte. Junto com a Secretaria de Agricultura da Prefeitura [Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - sem sigla], eu recebo todo o apoio e todo o incentivo”, diz o beneficiário.

Oliveira vive com a esposa, Marilene Oliveira, de 70 anos, na Colônia Paraíso, no Km 06 da rodovia BR-222. A família trabalha com mil pés de goiaba em quase quatro hectares dentro do Sítio Manaím. 

Para o chefe do escritório local da Emater em Dom Eliseu, o técnico em agropecuária Raimundo Salazar, o exemplo da família Oliveira destaca a continuidade de políticas públicas: “Estamos muito felizes com mais um veículo conquistado. Ali, um veículo transforma a dinâmica, porque diminui a dependência de atravessadores, que antes iam buscar o produto nas propriedades e agora o próprio produtor desloca-se com a produção, e facilita para que o produtor compre e transporte fertilizantes químicos: aqui na região, é mais vantajoso comprar insumos em Imperatriz, no Maranhão, o que exige considerável locomoção por estrada [distância de 144 km]”, explica. 

Texto de Aline Miranda