Terceiro navio de cruzeiro chega ao Pará
Secretaria de Turismo do Pará (Setur) garante recepção festiva ao som da música e dança do carimbó e, aproveita para distribuir o Mapa Turístico de Belém
A Secretaria de Estado de Turismo ( Setur) promoveu o receptivo turístico aos 794 passageiros do navio de cruzeiro Azamara Quest, nesta quinta-feira (22), em Belém. Ao chegarem no Terminal Hidroviário e Turístico de Icoaraci, os turistas foram recepcionados com carimbó, do grupo Balé Folclórico da Amazônia e material promocional. Esse é o terceiro navio do mês de janeiro que chega ao Pará.
Os visitantes receberam o Mapa Turístico de Belém uma versão de bolso, trilíngue, impresso e ilustrado com 32 equipamentos turísticos da capital paraense, além de qrs codes com redirecionamento para a plataforma Visit Pará. A intenção é que os visitantes tenham informações para que eles voltem posteriormente para conhecer ainda melhor o Pará.
A temporada de cruzeiros começou em outubro de 2025 e vai até abril de 2026. "O Pará continua fortalecido no turismo náutico, atraindo cruzeiros do mundo todo. A chegada de um transatlântico é uma oportunidade real de fortalecer a nossa economia, a nossa gastronomia e toda cadeia do turismo, além de dar visibilidade ao nosso Estado. Os turistas conseguem conhecer um pouco das nossas experiências de natureza, cultura e se tornam divulgadores do que temos de singular", destacou o secretário adjunto da Setur, Lucas Vieira.
Após operação de transbordo, os turistas, maioria de nacionalidade americana, seguiram em grupos grupos para conhecer os principais equipamentos turísticos de Belém, com experiências de natureza, religiosidade e cultura. No roteiro estão Basílica Santuário de Nazaré, mercado do Ver-o-Peso, Forte do Castelo com Museu do Encontro, Museu de Arte Sacra e ainda passeio fluvial pela Ilha do Combu e Boa Vista do Acará.
Entre os pontos turísticos visitados, também, esteve o Espaço São José Liberto (ESJL), referência cultural, turística e patrimônio arquitetônico da cidade. No prédio do século XVIII, os visitantes conheceram o diversificado artesanato da economia criativa e ainda joias artesanais, criadas por designers, que integram o Polo Joalheiro do Pará. O ESJL conta ainda com o anfiteatro Coliseu das Artes, o Espaço Moda e o Museu de Gemas do Pará. O complexo é mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).
Outro equipamento visitado foi o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, onde os turistas conheceram um dos principais espaços de preservação da fauna e da flora amazônicas em área urbana, com ambientes naturais integrados à paisagem às margens do rio Guamá. Ao longo do percurso, observaram diversas espécies de aves e animais típicos da região. Os visitantes também tiveram acesso a Reserva José Márcio Ayres, que conta com borboletas, aves e quelônios. No Memorial Amazônico da Navegação, puderam conhecer a história da navegação no estado.
Transatlântico - A primeira parada no Brasil do navio Azamara é no Pará. Antes de chegar a Belém, o transatlântico de bandeira Malta saiu da Ilha de Salut, na Guiana Francesa e daqui segue para Recife (PE). A viagem começou no dia 17 de janeiro em Barbados e segue até 8 de fevereiro em Montevidéu, no Uruguai.
