Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Centro de Ciências e Planetário do Pará fortalece divulgação científica e bate recorde de público em 2025

Visitações, eventos e atividades itinerantes somam mais de 116 mil pessoas no ano

Por Monique Hadad (UEPA)
23/01/2026 13h54
Ao longo de 2025, o Planetário registrou a participação de 8.301 estudantes e 1.305 professores em visitações escolares.

As ações realizadas pelo Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) atingiram 116.887 pessoas em 2025, o maior público anual desde a inauguração do espaço, em 1999. O número reúne participantes das visitações públicas e escolares, de eventos e das atividades do Planetário Móvel, unidade itinerante que promove sessões imersivas de Astronomia em uma cúpula que simula o Universo. Desde a sua inauguração, o CCPPA já ultrapassou a marca de 1,1 milhão de visitantes.

O Centro de Ciências e Planetário do Pará é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e tem se consolidado como um relevante espaço de ensino não formal, com um expressivo potencial pedagógico voltado à divulgação e popularização da ciência, em áreas do conhecimento como: Astronomia, Física, Química, Biologia e Matemática. 

O reitor da Uepa, Clay Chagas, destacou a importância do resultado e celebrou o marco histórico. “Esse número fantástico demonstra a relevância desse equipamento para a socialização da ciência no Pará e na Amazônia, aproximando o conhecimento de estudantes do Ensino Fundamental e Médio e levando a ciência para cada vez mais perto da população”, afirmou.

O Planetário se constitui como um espaço de ensino não formal, destinado à difusão do conhecimento científico

Na visão do pró-reitor de Extensão, Higson Coelho, o Planetário é um espaço de referência na popularização e democratização do conhecimento científico. “Esse impacto ficou claramente demonstrado em 2025, com a participação recorde de mais de 116 mil pessoas ao longo do ano, um número que evidencia o interesse da população e a relevância social do Planetário como equipamento público de ciência e cultura. Uma preciosidade que enche de orgulho a Uepa”, destaca.

Para o diretor do CCPPA, José Roberto Silva, o balanço do ano é positivo. “O ano de 2025 foi marcado por muitas realizações, especificamente, pelo número alcançado no ano, superando uma marca histórica de visitantes ao longo de sua trajetória, e pela consolidação de novas parcerias voltadas à divulgação do conhecimento científico junto à sociedade paraense”, avaliou. 

O Centro de Ciências é voltado para a divulgação das áreas de Matemática, Física, Biologia e Química.

O gestor do Centro de Ciências e Planetário do Pará ressaltou que o resultado obtido é fruto do trabalho coletivo da equipe que atua no espaço. “Este expressivo número de atividades e de público alcançado se deve ao esforço e dedicação de estagiários e servidores que, diariamente, atuam com muita satisfação e alegria no atendimento ao público e ao apoio da gestão superior da Universidade do Estado do Pará, para o cumprimento de nossa missão institucional”.  Segundo José Roberto Silva, a expectativa para 2026 é “ampliar ainda mais as ações, fortalecendo a popularização da ciência e reafirmando o CCPPA como um importante espaço de extensão da Uepa”.

Um ano de ciência, parcerias e alcance social

Ao longo de 2025, o Planetário registrou a participação de 8.301 estudantes e 1.305 professores em visitações escolares, envolvendo 201 escolas públicas e privadas, provenientes da capital e do interior do Estado. As atividades ocorrem de terça a sexta-feira e têm como objetivo complementar a formação escolar, aproximando os conteúdos científicos e culturais da realidade dos estudantes.

Segundo a pedagoga do CCPPA, Alice Sousa, o Planetário é caracterizado como um espaço de ensino não formal. “Trata-se de um ambiente situado fora do contexto escolar tradicional, onde são desenvolvidas atividades educativas planejadas, com objetivos pedagógicos claros, porém sem currículo rígido ou certificação escolar”, explica.

O centro de ciências aproxima a população do conhecimento científico

Além das visitas escolares, o CCPPA recebeu, em 2025, mais de 11 mil pessoas durante as visitações públicas. Nesses momentos, o público pôde vivenciar a experiência imersiva da cúpula de projeções Kwarahy, interagir com experimentos do Centro de Ciências nas áreas de Matemática, Física, Química e Biologia, além de conhecer a Brinquedoteca do Tião, espaço lúdico voltado a crianças de dois a oito anos, que estimula o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social por meio do brincar.

O alcance do CCPPA ao longo do ano foi ampliado com a participação em diversos eventos, que reuniram mais de 86 mil pessoas. Entre as ações realizadas estão atividades alusivas ao Dia do Químico, Dia do Físico e Dia do Matemático; a Semana do Meio Ambiente, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia (PPGEECA); palestras, formações para estagiários, eventos de observação do céu noturno, participação na 23ª Semana Nacional de Museus, na 19ª Primavera dos Museus e na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, com a presença do Planetário Móvel.

Durante as visitações, ocorre a apresentação de experimentos no chamado “Show da Química”, com a explicação teórica dos aspectos visuais observados nos experimentos

O ano também foi marcado pelo fortalecimento de parcerias institucionais, que possibilitaram a realização de exposições como “Semeando a vida: como ocorre a dispersão de sementes na Amazônia”, em conjunto com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), e a segunda edição da mostra “Biodiversidade em foco: seres da fauna amazônica”, com o apoio do Museu de Zoologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Entre os projetos desenvolvidos em 2025, destaca-se o “Astrociência: Meninas nas Ciências no Pará”, realizado com o objetivo de incentivar a participação de meninas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, em atividades científicas e de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

A Brinquedoteca do Tião é um espaço que estimula o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social por meio do brincar

O CCPPA também esteve presente na XXVII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e abriu suas portas para visitação do público durante o período da COP30. Além disso, integrou o Pavilhão Pará – Municípios na COP30, com a exibição de sessões imersivas no Planetário Móvel, que também esteve presente na IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA), além de ter percorrido os municípios de Capanema, Santa Izabel, Igarapé-Açu e Parauapebas. Ao todo, as ações do Planetário Móvel envolveram, aproximadamente, 9.700 pessoas.

Outra parceria de destaque foi firmada com o Museu do Instituto Evandro Chagas, resultando na realização de duas exposições: “VIII Concurso Ciência e Arte: Astrofotografia” e “Constelações Femininas: Mulheres que Iluminam a Ciência”. 

Agendamento escolar e visitações públicas

O Planetário do Pará está com as solicitações de agendamento abertas para visitas escolares no mês de fevereiro, com início das atividades a partir do dia 19. Os agendamentos podem ser realizados presencialmente no CCPPA, pelo telefone (91) 3284-9116 ou pelo e-mail agenda.planetario@uepa.br.

O projeto Astrociência incentiva a participação de meninas em atividades científicas em diferentes áreas do conhecimento.

As visitações públicas, por sua vez, retornam no dia 21 de fevereiro, sem a necessidade de agendamento prévio. A partir dessa data, o Planetário do Pará funcionará regularmente às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, com entrada gratuita, e aos sábados, das 8h30 às 11h30, com ingressos no valor de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).