Operação “Impulsus 3” mobiliza 130 agentes e reforça segurança no distrito de Outeiro
Forças estaduais e municipais se uniram, fiscalizaram mais de 100 estabelecimentos comerciais e realizaram mais de duas mil abordagens
As equipes integradas de segurança, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizaram, nos dois últimos domingos de janeiro, a Operação “Impulsus 3”, no distrito de Outeiro, em Belém. A ação mobilizou mais de 130 agentes de segurança pública, sendo eles das esferas estadual e municipal, além de órgãos parceiros, com o objetivo de intensificar a presença do Estado em pontos estratégicos e de grande circulação, especialmente durante os fins de semana. As ações tiveram como objetivo a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, fiscalização de trânsito, combate à poluição sonora e garantia da ordem pública. A operação teve início no dia 18 e finalizou no último domingo (25).
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ed-Lin Anselmo, destaca as ações desenvolvidas pelas forças de segurança integradas, que atuaram em regiões estratégicas do distrito, mantendo a presença do estado, com a intensificação das fiscalizações e abordagem com intuito de inibir e coibir o crime.
“Nossa estratégia foi a de manter as nossas equipes de segurança na região, a fim de coibir e inibir qualquer ato ilícito no distrito de Outeiro, além de manter a ordem pública e garantir uma maior segurança aos moradores. Reforçamos o contingente e aumentamos nossa cobertura policial, com rondas e fiscalizações, para que todos pudessem sentir e perceber a presença do Estado e o sentimento de segurança em toda a região”, explicou o titular da Segup.
Produtividade e resultados
Durante a operação, foram fiscalizados, ao todo, 155 estabelecimentos comerciais, a exemplo de bares, restaurantes e casas noturnas do distrito, dos quais 29 foram notificados. No total, 2.165 pessoas foram abordadas e orientadas, duas pessoas presas em flagrante e cinco crianças e adolescentes encaminhados ao Conselho Tutelar.
As equipes atuaram também com dez barreiras localizadas em pontos estratégicos do distrito, desenvolvendo ações de ordenamento e fiscalização de trânsito. Na ação, as equipes abordaram um total de 232 veículos, entre automóveis, vans e ônibus. As equipes abordaram ainda 172 motocicletas, das quais doze foram guinchadas. As equipes realizaram ainda 154 autos de infração e removeram 30 veículos que apresentavam irregularidades.
As atividades realizadas pela “Impulsos 3” em Outeiro tiveram como iniciativa manter o policiamento estratégico em pontos importantes da Região Metropolitana de Belém, a exemplo das edições anteriores realizadas em Marituba e na cidade de Belém.
A operação concentrou esforços em pontos estratégicos do distrito, e previamente mapeados pelas equipes de inteligência, ampliando o policiamento ostensivo e as fiscalizações preventivas.
Integração
A Operação "Impulsus 3" conta com a participação dos agentes da Polícia Militar do Pará (PMPA), Polícia Civil (PCPA), Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA), Departamento de Trânsito do Estado (Detran/PA), Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), além de órgãos municipais, como a Guarda Municipal de Belém e a Secretaria Municipal de Ordem Pública. A ação contou ainda com o apoio do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), por meio do Conselho Tutelar e de agentes de proteção.
