Usina da Paz de Castanhal realiza mais de 114 mil atendimentos em um ano de funcionamento
O complexo foi pioneiro no acolhimento às mulheres, com a instalação da ‘Sala da Mulher’, que oferece cuidados psicológicos e sociais ao público em situação de vulnerabilidade
O fortalecimento da saúde física e mental é o principal benefício destacado pela zeladora, Rute Pinheiro, 49 anos, moradora do bairro Jaderlândia, em Castanhal, a partir da oportunidade de participar das diversas atividades oferecidas pela Usina da Paz do município, que completa um ano de funcionamento nesta quinta-feira (29).
“Desde a entrega do complexo, participo, diariamente, das aulas de funcional, alongamento e pilates, o que me fez perder bastante peso, ganhar disposição e socializar com outras pessoas. O exercício, aliado ao acompanhamento psicológico e médico ofertado pela Usina, ajuda demais a minha saúde mental e até a medicação para o tratamento de depressão e ansiedade consegui reduzir”, celebra.
Mais de 114 mil atendimentos foram realizados pela UsiPaz Castanhal, de janeiro a dezembro de 2025, de acordo com o Núcleo Articulação e Relações Institucionais da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac). A iniciativa do Governo Estadual transforma a realidade social da população do município com a oferta de mais de 70 serviços gratuitos essenciais de saúde, educação, qualificação profissional, assistência, esporte, cidadania, cultura e lazer.
“A Usina da Paz de Castanhal completa um ano consolidada como um espaço de cidadania e transformação social. Ao longo desse período, milhares de pessoas tiveram acesso a serviços essenciais e oportunidades de formação, reforçando a presença do Estado na vida da população. Seguimos com o compromisso de ampliar atendimentos e fortalecer políticas públicas que promovam inclusão, dignidade e prevenção da violência, em Castanhal e em todo o Pará”, ressalta Elieth Braga, titular da Seac.
Localizada na rua do Contorno, no bairro Jaderlândia, a Usina da Paz Castanhal possui uma área construída de 10 mil metros quadrados, com prédios e salas específicas e equipadas para serviços como emissão de documentos, atendimentos médicos, psicológicos e odontológicos, salas de dança, costura, estudos e gastronomia, bibliotecas, teatro, piscina, complexo poliesportivo, academia ao ar livre, espaço multicultural, estacionamento, quadra aberta e parque infantil, entre outros. O projeto foi executado por meio de parceria entre o Governo do Estado e a empresa Vale.
PIONEIRA - A Usina da Paz Castanhal foi pioneira no acolhimento às mulheres, com a instalação da ‘Sala da Mulher’, que oferece cuidados psicológicos e sociais para mulheres em situação de vulnerabilidade e violência doméstica, além de serviços específicos voltados para o empoderamento feminino.
Todos os dias, Cleonice da Costa, 75 anos, moradora do município de Castanhal, frequenta o complexo. Além das aulas de culinária, participa das aulas de pilates, alongamento e ginástica. “O atendimento na Usina é nota 10, desde os porteiros até os professores que lecionam as aulas. Desde que comecei a frequentar o complexo também fiz grandes amizades. Esse investimento do Governo foi essencial para a região e trouxe muitos benefícios para a população”, finaliza.
