Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Nova orla de São Caetano de Odivelas fortalece rede de infraestrutura turística no Pará

Município recebe a segunda fase da reconstrução; ao todo, o governo do Estado já soma 24 orlas entregues para fomentar o lazer e a geração de renda

Por Giovanna Abreu (SECOM)
29/01/2026 08h10

A empreendedora Daniele Bentes, moradora de São Caetano de Odivelas, já está na expectativa para a entrega da segunda etapa da nova orla do município, nesta quinta-feira (29). Com investimento estadual de cerca de R$ 8 milhões, a orla, que teve a primeira etapa da reconstrução entregue em 2024, se destaca como espaço de recreação, esporte e entretenimento, o que fortalece o turismo e garante mais qualidade de vida para a população do nordeste paraense. 

“Desde a entrega da primeira etapa da orla de São Caetano de Odivelas, passei a enxergar o meu quiosque com outros olhos, porque ele ganhou mais visibilidade e novas oportunidades, o que refletiu diretamente nas vendas. A orla completa entregue trará ainda mais vida ao meu empreendimento e além de transformar a cidade, muda a realidade de quem empreende aqui. O município cresce e nos leva junto”, celebra Daniele Bentes.

Ao todo, 24 novas orlas já foram entregues pelo governo do Estado durante a atual gestão, nos municípios de Barcarena, Curuçá, Irituia, Marapanim, Salinópolis, Salvaterra, Augusto Corrêa, Breu Branco, Bagre, Bragança, Breves, Colares, Igarapé-Miri, Muaná, Ourém, Peixe Boi, Quatipuru, Tucuruí e São Caetano de Odivelas (primeira etapa). De acordo com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), mais dez orlas seguem com obras em andamento, com destaque para as obras nos municípios de Acará, Aurora do Pará, São Domingos do Capim, Rio Maria e São Caetano de Odivelas (segunda etapa), todas com mais de 60% dos serviços concluídos.

“Os municípios paraenses têm um grande potencial turístico e as orlas entregues pelo governo do Pará valorizam ainda mais as belas paisagens à beira dos rios. São obras de infraestrutura que garantem opções de convivência, esporte e lazer para a população e, além disso, proporcionam a geração de emprego e renda. O Estado seguirá investindo nesse tipo de equipamento público para o desenvolvimento sustentável e a requalificação urbana das nossas cidades”, ressalta o titular da Seop, Ruy Cabral. 

Desenvolvimento - Em maio de 2024, o governo do Estado entregou a nova orla de Tucuruí, com serviços de paisagismo, terraplenagem, drenagem, calçada, calçadão com acessibilidade, áreas de estacionamento, pavimentação e sinalização da rua Getúlio Vargas. Proprietária de um quiosque na área, Mariana Costa comemora a transformação provocada pela obra na vida da população e da cidade.

“Depois que essa orla foi entregue tudo mudou, o desenvolvimento da cidade avançou, assim como o turismo, a geração de renda, a opção de esporte e lazer para famílias. A gente só tem a agradecer por esse olhar do governo. A gente, que está aqui há muito tempo, sabe as dificuldades que enfrentou e hoje está uma maravilha, perfeito”, conta. 

A empresária Clene Alves, 33 anos, está na expectativa para o avanço do desenvolvimento de São Caetano de Odivelas, após a entrega da segunda etapa das obras. “É uma sensação de alegria e esperança, porque esse espaço valoriza nossa cidade e a nossa gente. A orla vai ser fortalecida como ponto de encontro para a comunidade, ajudando no lazer, na integração das pessoas e criando mais momentos de união e bem-estar para todos”, finaliza.