Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Segup participa de programação em alusão ao dia da Visibilidade Trans, em Belém

Foram ofertados diversos serviços de cidadania, saúde, emprego e orientações

Por André Macedo (SEGUP)
30/01/2026 08h02
Em Belém, agentes da segurança pública na programação por incentivo à inclusão e respeito à comunidade LGBTIFOBIA

Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), participou, na quinta-feira (29), em Belém, da programação “Cidadania, Saúde e Direitos para Todos”, promovida pelo Comitê Estadual de Enfrentamento a LGBTIFOBIA, que ofertou serviços de cidadania, saúde e assistência jurídica para a comunidade trans, promovendo a inclusão e o respeito. 

A programação concentrou suas ações na Praça Waldemar Henrique, no bairro do Reduto, com diversos atendimentos promovidos pelas secretarias estaduais de Saúde (Sespa), Educação (Seduc), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Defensoria Pública do Estado (DPE), Polícia Civil, Polícia Militar e Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública.

Com apoio da Segup, foram ofertados encaminhamentos para Carteira de Identificação Nacional (CIN) e distribuição de informativos e orientação sobre meios de denúncias. A diretora da DPS/Segup, delegada Ariane Santos, destacou que a ação buscou garantir que as pessoas trans tenham acesso a direitos básicos e sejam tratadas com dignidade e respeito.

“Hoje, celebramos o Dia da Visibilidade Trans com uma ação de cidadania. Este projeto itinerante, idealizado pelo Comitê de Enfrentamento à LGBTfobia e coordenado pela Secretaria de Segurança, conta com a colaboração de diversos órgãos, instituições e movimentos sociais. O objetivo principal é alcançar mulheres transexuais e travestis em seus locais de trabalho", afirmou Ariane Santos.

A delegada acrescentou que "a iniciativa levou informações sobre direitos, oferecer apoio e, acima de tudo, promover a escuta atenta de suas necessidades, seja por meio de denúncias, seja por meio de solicitações e encaminhamentos. O propósito é oferecer suporte e realizar os encaminhamentos necessários. Nossa prioridade é garantir os direitos, o respeito e a cidadania dessas pessoas”, esclareceu. 

Foram ofertados ainda à comunidade a entrega de encaminhamentos para atendimento no âmbito do Projeto Casulo, promovido pela Sespa, atendimentos ao Núcleo de Direitos Humanos para retificação de nome e gênero na certidão de Nascimento, orientações sobre matrícula no ensino regular e educação de jovens e adultos (EJA), além de informações sobre cursos de qualificação e emprego.

Maikere Silva, uma das atendidas no evento, avaliou a iniciativa e os benefícios que ela proporcionou. “Considero isso muito importante, pois demonstra que temos alguém que nos representa e luta por nós. Muitas vezes, nos sentimos sozinhos na rua, especialmente quando ela está deserta. Buscamos ajuda e apoio, mas nem sempre encontramos. Acredito que a ajuda oferecida por vocês é muito necessária e importante. Agradeço”, frisou.