Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HRPC reforça cuidado humanizado e alta complexidade no nordeste do Pará

Com mais de 10 mil atendimentos em 2025 e novos investimentos em tecnologia, unidade garante tratamento integral pelo SUS para 38 municípios da região

Por Governo do Pará (SECOM)
03/02/2026 16h19

O Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) reforça, no Dia Mundial do Câncer, que transcorre nesta quarta-feira (4), seu compromisso com a oferta de assistência oncológica de alta complexidade à população paraense, garantindo cuidado integral, diagnóstico oportuno e tratamento humanizado aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que, no Pará, é gerenciado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

Há três anos, o HRPC vem transformando o acesso à assistência especializada na região nordeste do Pará, que abrange 38 municípios, suprindo uma demanda histórica por atendimento oncológico. Somente em 2025, foram realizados 10.783 atendimentos em alta complexidade, ampliando o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer.

HRPC recebeu reforço tecnológico com a entrega de um aparelho de ressonância magnética pelo governo do Estado

Habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o HRPC oferece atendimento multiprofissional em diversas especialidades, "incluindo cirurgia oncológica, cirurgia de cabeça e pescoço, mastologia, oncoginecologia, cirurgia torácica, neurocirurgia, urologia, cirurgia bucomaxilofacial, oncologia clínica, oncohematologia e cuidados paliativos, assegurando suporte completo ao paciente durante todas as etapas do tratamento", explica a diretora técnica da unidade hospitalar, Renata Coutinho.

Além das abordagens voltadas à cura e ao controle da doença, destaca-se a importância dos cuidados paliativos, que buscam melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares, promovendo alívio do sofrimento e cuidado integral, respeitando a dignidade e os valores individuais de cada pessoa.

Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer, iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), reforça a importância da conscientização sobre prevenção, diagnóstico precoce e acesso ao tratamento adequado, temas fundamentais para o enfrentamento da doença como problema de saúde pública. Segundo o Ministério da Saúde (MS), existem mais de 200 tipos de câncer, que podem acometer diferentes órgãos e sistemas do corpo. Na região Norte, destacam-se os cânceres do aparelho digestivo, colo do útero, mama e próstata, reforçando a necessidade de políticas públicas de prevenção e rastreamento.

David Lima realiza acompanhamento no HRPC desde 2025

O impacto desse cuidado centrado no paciente pode ser observado na trajetória de David de Lima, de 40 anos, diagnosticado com câncer gástrico em 2025. Após cirurgia realizada no HRPC, ele segue em tratamento e destaca o acolhimento recebido. “Mesmo diante das dificuldades, encontrei profissionais atenciosos e um atendimento que me deu esperança para continuar lutando pela minha vida”, reflete David Lima.

A médica paliativista Carla Rocha ressalta que o cuidado paliativo não significa desistência, mas sim, planejamento e acolhimento. “Mesmo quando a cura não é possível, buscamos garantir conforto, dignidade e suporte ao paciente e à família, respeitando cada etapa da vida.”

A unidade hospitalar conta com uma Comissão de Cuidados Paliativos formada por uma equipe multiprofissional que atua junto às equipes assistenciais na construção de planos individualizados de cuidado, reconhecendo que cada paciente possui uma história e necessidades próprias.

Desta maneira, a diretora Técnica, Renata Coutinho, destaca que o HRPC “prioriza o cuidado centrado no paciente, aliado à qualidade e segurança assistencial, ampliando o acesso da população do nordeste paraense a diagnóstico precoce e tratamentos de alta complexidade”.

Estado amplia ainda mais a capacidade diagnóstica da unidade e reafirmando o compromisso com a saúde integral da população

O Centro de Diagnóstico por Imagem da unidade disponibiliza exames essenciais para investigação e acompanhamento oncológico, como biópsias, ressonância magnética, tomografia computadorizada, broncoscopias, endoscopias, colonoscopias e mamografias.
Recentemente, o hospital recebeu novo reforço tecnológico com a entrega de um aparelho de ressonância magnética pelo governo do Estado, investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, ampliando ainda mais a capacidade diagnóstica da unidade e reafirmando o compromisso com a saúde integral da população paraense.

“Trata-se de uma unidade estratégica no atendimento da população desta região, por isso é tão importante esta entrega e o investimento tecnológico na unidade. Queremos garantir que pacientes não precisem se deslocar para receber os atendimentos necessários e assim que a população tenha mais qualidade de vida e saúde”, disse o secretário de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado.

Texto de Pallmer Barros com colaboração de Patrícia Baía (Ascom HRPC)