Com mais de 1,3 milhão de atendimentos, Santa Casa mantém dedicação integral à vida no Pará
Uma das maiores maternidades públicas do país consolida o atendimento aos usuários do SUS, com segurança e eficiente capacidade de resposta
A Fundação Santa Casa do Pará, em Belém, é referência na área materno-infantil e agora é considerada um hospital transplantador (rim e fígado), com alta capacidade de resposta à alta demanda da saúde pública estadual. Em 2025, a instituição realizou exatos 1.305.274 atendimentos nos diversos setores em que atuam suas equipes multiprofissionais, engajadas na assistência humanizada aos pacientes, seja no complexo de ambulatórios, nas áreas da maternidade e de transplantes, entre outras especialidades.
De acordo com a direção da Santa Casa, no decorrer de 2025, a instituição atendeu 37.963 mulheres em sua área de Urgência e Emergência Obstétrica; e internou 24.768 pacientes. Além disso, realizou 10.021 partos (3.917 normais e 6.104 cesáreas), uma média de 835 partos por mês.
A Santa Casa fez também 2.254 atendimentos na área de Neonatologia; 4.003 sessões de diálises e 3.088 consultas na área de Nefrologia Pediátrica. No complexo ambulatorial (Ambulatório da Mulher, Pediátrico, Prematuro, Cirurgia, Fígado, Clínico e Fissurados) foram realizadas 103.836 consultas e 53.918 procedimentos ambulatoriais, e, também, foram realizadas 5.554 cirurgias, sendo 3.124 infantis e 2.430 em adultos.
Referência para todo o Pará
A coordenadora da Clínica de Tocoginecologia do hospital,Marília Gabriela destaca. “Realmente é algo que provavelmente a gente não encontra em outros locais. Foi um recorde para a gente. Nós fizemos mais de 10 mil partos este ano e mais de 37 mil atendimentos no serviço de urgência de emergência obstétrica. É significativo, a gente atende mulheres do Pará inteiro”.
Marília Gabriela acrescenta: “A nossa urgência e emergência obstétrica é muito provavelmente a maior do país, atendendo números expressivos de mulheres e além disso, nós temos uma complexidade muito elevada porque somos referência para gestação de alto risco. A Urgência e Emergência existe para cuidar das mulheres grávidas e puérperas em situações onde não é seguro aguardar uma consulta de pré-natal”.
Moradora do município de Santa Isabel, na Grande Belém, a aposentada Marli Albino acompanha o neto, Antony Lauan, nos atendimentos do ambulatório de fissurados, e reconhece a assistência à criança. “Meu neto tem evoluído em seu tratamento aqui no hospital que tem um ótimo atendimento profissional”.
Atendimento humanizado
O bom atendimento aparece nos relatos diários dos pacientes e acompanhantes. A dona de casa, Enilda Souza, é mãe de Estela Abrantes, de 7 anos: “Minha filha começou a se queixar de dores abdominais e como ela já era atendida no ambulatório de fissurados da Santa Casa, falei para o médico de lá e ele me encaminhou para a consulta. Ela fez ultrassom, tudo rápido e logo o médico, ao me atender, encaminhou para cirurgia”. Estela tinha hérnia inguinal e foi uma das 10 crianças operadas em um mutirão, em dezembro de 2025.
Em 2025, a Santa Casa também fez 965.853 exames laboratoriais (pacientes internados e ambulatoriais) e 118.761 exames de imagens (pacientes internados e ambulatoriais), com destaque para RX, mamografia, ultrassonografia, endoscopia e ressonância.
O Hospital reorganizou a oferta de exames para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo as Centrais de Regulação do Estado e do Município. "Investimos em melhorias que incluíram treinamento de pessoal, ambientação, organização e mudança para o agendamento digital, entre outras ações", disse o coordenador de Diagnóstico por Imagem da Santa Casa, Milton Miranda.
Milton enfatizou que, " as mudanças contribuíram para o aumento da oferta de exames para instituições pactuadas com a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), com a Unidade de Referência Materno-Infantil, por meio do Ambulatório da Mulher. Pretendemos, este ano, intensificar ainda mais nossas ações".
A coordenadora do Complexo Ambulatorial da Fundação Santa Casa, Elineth Valente, frisa: "É mais um ano em que o Complexo Ambulatório da Santa Casa se consolida como um dos maiores polos de atenção em especialidades do Pará para a saúde da população”.
“Foram mais de 103 mil consultas e mais de 50 mil procedimentos realizados. Números expressivos mas que mostram a grandiosidade desta instituição na assistência de qualidade e também na formação de futuros profissionais, uma vez que também somos cenário formador de residentes e acadêmicos. E tanto a assistência quanto o ensino se dão dentro dos valores de cuidado do paciente e humanização”, ressalta Elineth.
O presidente da Fundação Santa Casa do Pará, Bruno Carmona, frisa: "Cumprimos integralmente toda a política de saúde pública determinada pela Sespa, no perfil que nos é destinado. O perfil materno infantil, mas temos outros serviços de alta complexidade como: transplante de fígado; transplante de rins; terapia renal substitutiva pediátrica; internações e linhas de cuidado para pacientes com doenças clínicas que precisam de internação e doenças cirúrgicas".
“O hospital está equilibrado do ponto de vista orçamentário, econômico e financeiro, com todas as suas contas em dia, sem dever nada a nenhum prestador de serviços e fornecedores. E realizando os pagamentos dentro de todos os preceitos da legalidade e seguindo com o teto da legalidade, acima de tudo”, disse Carmona.
"O governo do Estado não nos tem faltado com relação aos investimentos realizados. Nos últimos cinco anos foram investimentos nunca vistos na história da Santa Casa, em um curto espaço de tempo e temos a pretensão de requalificar todos os blocos do complexo centenário nos próximos meses de gestão, para que a gente entregue todo o hospital funcionando nos moldes previstos e nas resoluções atuais", destaca o gestor.
Expansão do programa de transplantes - Em 2025, a instituição fortaleceu a rede estadual de transplantes, com a ampliação do programa de transplante renal pediátrico e hepático adulto. Durante o ano, foram realizados 23 transplantes: 7 transplantes renais pediátricos e 16 transplantes hepáticos em adultos.
Banco de Leite Humano - Com o compromisso de aprimorar a nutrição de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, o Banco de Leite Humano da Santa Casa, coletou e distribuiu mais de 3.114 litros de leite humano pasteurizado, beneficiando diretamente bebês internados na unidade de neonatologia. O que reflete o empenho da instituição em garantir suporte nutricional de alta qualidade, essencial para o desenvolvimento e recuperação dos recém-nascidos mais vulneráveis.
Paralelamente aos atendimentos assistenciais, a Fundação Santa Casa do Pará forneceu 1.577.728 refeições aos pacientes internados (são seis por dia), aos acompanhantes de pacientes (três refeições por dia) e aos servidores com horário integral.
