Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Entregue pelo Governo do Estado, nova Delegacia de Polícia Civil garante atendimento e agilidade na Ilha de Cotijuba

A nova unidade de Polícia Civil vai beneficiar a população e os turistas que visitam a ilha agilizando o atendimento na região

Por Walena Lopes (SEGUP)
04/02/2026 13h41

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), realizou, nesta quarta-feira, 04, a entrega da nova Delegacia de Polícia Civil da Ilha de Cotijuba, em Belém, que tem como objetivo ampliar a presença do Estado e da segurança pública na região, possibilitando maior agilidade no atendimento de ocorrências tanto para a população quanto para os turistas que chegam até a Ilha, localizada próximo à Belém.  

Presente no ato de entrega, o governador do Estado, Helder Barbalho, destacou a presença permanente da unidade policial na ilha, com atendimento diário à disposição da população da Ilha. 

“Hoje nós estamos garantindo com que Cotijuba possa ter uma estrutura permanente de Delegacia de Polícia, onde antes as ocorrências eram direcionadas para Icoaraci, a partir de agora não será mais necessário. Na nova unidade teremos um delegado permanente, com viatura, com toda a estrutura para que quem necessite, sejam os moradores, sejam os visitantes, todos possam ter na Delegacia de Polícia um instrumento, uma ferramenta de proteção, de cuidar das pessoas, além de combater a criminalidade e garantir a paz para os moradores e para aqueles que visitam esse paraíso que é a ilha de Cotijuba. Isso reforça também o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública”, disse Helder Barbalho.

Marcilene da Silva, autônoma

Moradora há 40 anos da Ilha, a autônoma Marcilene da Silva ressaltou a importância da delegacia na região, onde facilitará o atendimento especialmente às mulheres. “Essa delegacia vai facilitar muito a nossa vida, onde não será mais necessário atravessar pra poder registrar as ocorrências, além de ajudar a nós mulheres, pois sabemos que muitas precisam desse auxílio da segurança, assim como para nossos filhos também. Então estamos muito agradecidos por ter a polícia mais perto da gente”, disse a moradora. 

A nova Delegacia de Polícia Civil  reunirá serviços de atendimento não apenas às demandas policiais, mas conta também um prédio anexo voltado às atividades comunitárias, para reunir a população com oferecimento de cursos e oportunidades desenvolvidas na Ilha. 

O secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Cel.PM Tarcísio, ressaltou a importância do investimento da Segup para a construção da nova delegacia. “Esse investimento é mais um que realizamos para a melhoria e agilidade no atendimento das ocorrências dos moradores da Ilha de Cotijuba, bem como daqueles que visitam a localidade nos finais de semana. Essa que já era uma necessidade da população e nós, mais uma vez, estamos aqui atendendo as demandas dos moradores com uma estrutura nova que vai atuar de forma integrada com a Polícia Militar, reforçando a segurança da ilha”, falou o secretário. 

Mais de investimento e infraestrutura 

A obra, que teve investimento total de R$ 3.471.713,89 provenientes do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), vinculado à Segup, conta com estrutura composta por dois prédios distintos. O primeiro abriga a Delegacia de Polícia Civil, com área construída de 234,61 m2, e conta com recepção, sala de registro de ocorrências, espaços para investigação, cartório, gabinete do delegado, alojamentos, custódias, além de ambientes administrativos e de apoio. O prédio foi projetado para oferecer melhores condições de atendimento à população e de trabalho aos servidores.

O segundo prédio é destinado à Associação de Moradores de Cotijuba, com 210,24 m2, e dispõe de sala multiuso para reuniões e assembleias, secretaria, diretoria, sala de informática, copa e banheiros, incluindo estrutura adaptada para pessoas com deficiência.

Del. Raimundo Benassuly

O delegado-geral de Polícia Civil, Raimundo Benassuly, ressalta a necessidade da presença policial na região, e ainda, que a nova delegacia irá registrar todos os tipos de ocorrências. 

“Antes não havia atendimento na ilha de Cotijuba, então o sistema de segurança entendeu que seria importante colocar uma Delegacia de Polícia para atender as demandas da população. É um investimento importante que na realidade transmite paz e tranquilidade para a população e nós estamos aqui justamente para atender os interesses da comunidade de Cotijuba. Para ficar mais próximo deles, que agora não precisam mais fazer a travessia para registrar as ocorrências, além do que essa unidade estará habilitada ao atendimento tanto quanto aos crimes comuns quanto aos atendimentos mais especializados, como nas ocorrências às mulheres, e demais grupos vulneráveis”, disse o delegado-geral.

A entrega da nova unidade garantirá um atendimento policial permanente na localidade, com a presença de um delegado, escrivão e serviços de plantão, atendendo as ocorrências diariamente, reduzindo assim, a necessidade de deslocamento dos moradores para outros distritos e fortalecendo a segurança de quem vive e visita a Ilha de Cotijuba.