Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

São Félix do Xingu recebe Núcleo que aproxima produtores dos serviços do Estado

Núcleo de Atendimento aos Produtores e Criadores (NAP) oferta orientação técnica, apoio à regularização e à produção sustentável, entre outras ações

Por Jamille Leão (SEMAS)
05/02/2026 11h32
Em São Félix do Xingu, o evento que marcou o início dos trabalhos do Núcleo de Atendimento aos Produtores e Criadores

São Félix do Xingu, município que se destaca por ter um dos maiores rebanhos bovinos do Brasil, agora conta com o Núcleo de Atendimento aos Produtores e Criadores (NAP), iniciativa do Governo do Pará, com foco no fortalecimento da produção agropecuária para alavancar o Programa Pecuária Sustentável do Pará.

Localizado na Unidade Avançada do Incra, na Travessa Osório de Freitas, s/n, Bairro Novo Horizonte, o Núcleo funciona como um espaço para aproximar o produtor dos serviços que o Estado oferece, como orientação técnica e oficinas, apoio à regularização, suporte para desbloqueio comercial, incentivo à produção sustentável, entre outras demandas que podem ser encaminhadas aos órgãos responsáveis.

A iniciativa do Governo do Estado conta com o apoio da The Nature Conservancy Brasil (TNC), Prefeitura Municipal e IDH Brasil, e passa a funcionar como um ponto de referência para produtores do município e dos arredores que buscam informações e serviços especializados.

Na quarta-feira (4), a entrega do Núcleo contou com um evento especial. A mesa de abertura teve a participação de Celso Mendes, assessor de Gabinete da Semas; Cacilda Levino, prefeita em exercício de São Félix do Xingu; Clarismar Oliveira, chefe da Unidade Avançada do Incra de São Félix do Xingu; e de Eliza Marques, chefe do Departamento de Apoio ao Pequeno e Médio Produtor da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Município.

Também estavam presentes Selma Andrade, coordenadora da Unidade de Saude Animal local da Adepará; Valdir Manoel, gerente regional da Seaf na região do Araguaia; e Rodrigo Freire, líder de Áreas Privadas da TNC Brasil.

Para Celso Mendes, assessor da Semas, o Núcleo representa um avanço importante na relação entre o governo estadual e o produtor rural. “O NAP nasce para ser uma ponte direta entre o Estado e quem está no campo todos os dias. Nosso objetivo é facilitar o acesso às orientações, à regularização e aos serviços que permitem ao produtor continuar produzindo, agora com ainda mais segurança jurídica e responsabilidade ambiental para se regularizar e crescer”, afirmou.

O produtor rural, Daniel Filho, participou da entrega e destacou a utilidade do serviço. “Tivemos uma palestra, na qual foram apresentados, para nós, os órgãos que vão estar solucionando o nosso problema, no NAP, e eu creio que vai ser um bom local para resolver as pendências da documentação do pequeno produtor rural. Quem tiver suas pendências não precisa ter medo, porque aqui o pessoal sabe como resolver, a gente já sai daqui bem esclarecido e de cabeça erguida”, disse.

Serviço:
Núcleo de Atendimento aos Produtores e Criadores (NAP)
Endereço: travessa Osório de Freitas, s/n, Bairro Novo Horizonte - Unidade Avançada do Incra de São Félix do Xingu
WhatsApp: (94) 98400-9828