Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segup coordena ações integradas de segurança para primeiro Clássico RePa 2026

Segurança Pública alinha atuação para assegurar tranquilidade no Mangueirão no jogo entre Remo e Paysandu, às 17h, do Campeonato Paraense, dia 8

Por Walena Lopes (SEGUP)
06/02/2026 10h18
Segup reforça que o maior clássico do futebol do Norte demanda planejamento prévio do aparato de segurança

Os maiores times do norte do país, Remo e Paysandu se enfrentam na 4ª rodada do Campeonato Paraense, às 17h, do próximo domingo (8),  no Estádio Olímpico do Pará Jornalista “Edgar Proença", o Mangueirão. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com os demais órgãos de segurança, tanto da esfera estadual, quanto municipal, coordena o esquema de segurança para garantir maior tranquilidade aos torcedores. Mais de 1.600 agentes de segurança estarão empregados para reforçar as ações de segurança durante o clássico paraense. 

Essa que é uma das partidas mais aguardadas do “Parazão”, tem a expectativa de atrair cerca de 45 mil torcedores. Os portões do estádio e do estacionamento abrem a partir das 13h. O esquema montado tem como objetivo, garantir a ordem pública, mantendo os direitos das pessoas e do patrimônio, para dar maior tranquilidade aos torcedores.

“Como em todas as partidas, nossas equipes de segurança montam um esquema de segurança especial para atender a demanda de público e torcedor que acompanham os jogos no estádio. Quando falamos do maior clássico do norte todo o aparato de segurança é reforçado, para que todos, não apenas os que estão dentro do estádio, mas também, nas áreas do entorno do local da partida sejam reforçados, assim como nos pontos de encontros, a exemplo de bares e restaurantes. Tudo para que durante o jogo todos possam ter mais tranquilidade, e sobretudo, para que possamos garantir uma maior paz social”, disse o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ed-Lin Anselmo.

O RePa foi planejado pelos órgãos do Sistema de Segurança com antecedência. Serão empregados 1640 agentes de segurança, cada um atuando dentro das suas atribuições, além de 254 viaturas, 54 motocicletas e 24 conjuntos de Cavalaria. A Polícia Militar ficará responsável pelo policiamento ostensivo e as demais forças distribuídas entre a mobilidade e atendimento de ocorrências. O Grupamento Aéreo também fará um patrulhamento aéreo com uso de drone.

Segurança e mobilidade

A estratégia de segurança, engloba o reforço no policiamento ostensivo e fiscalização das vias de acesso, manutenção da ordem pública e segurança no estádio; o ordenamento do fluxo de trânsito para garantir maior fluidez; a agilidade no atendimento da população, bem como a presença da Delegacia do torcedor e de Grandes Eventos, além da Delegacia de Atendimento à Mulher, no caso de registro de ocorrências e atendimento aos grupos vulneráveis e aos crimes contra a mulher.

As ações operacionais iniciam, a partir das 12h, com o reforço no policiamento no entorno do local da partida. Os portões estarão abertos ao público a partir das 13h. O Centro de Controle e Comando Operacional (CCO) do Mangueirão vai reunir os pontos focais de cada força, de onde será possível monitorar as imagens das câmeras instaladas no estádio e no entorno, e assim agilizar as respostas às demandas operacionais, se necessário. 

Área de ambulantes 

A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) e a Guarda Municipal de Belém serão responsáveis pela orientação, controle e fiscalização dos ambulantes nas áreas externas ao estádio. Em toda a extensão do Mangueirão, a calçada  em frente, será permitida o uso para as vendas dos ambulantes. 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e equipes da Ordem Pública da (Segbel) vão contar com apoio da Guarda Municipal de Belém e da Polícia Militar, para controlar e fiscalizar as áreas destinadas aos ambulantes, evitando que estes ocupem locais que prejudiquem a segurança das pessoas e a fluidez no trânsito.

Unidades Policiais 

As unidades instaladas no Mangueirão, como o Batalhão de Polícia de Eventos, responsável pela preservação da ordem pública nos grandes eventos realizados, estará em pleno funcionamento com ações ostensivas e preventivas desenvolvidas pela tropa da Polícia Militar, bem como, a Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos e Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, que vai garantir o atendimento e a agilidade no registro de ocorrências, caso necessário. 

Trânsito 

Com atuação do Departamento de Trânsito, Polícia Rodoviária e da Segbel haverá orientação para a  fluidez do tráfego de veículos, visando garantir a segurança viária.
Os órgãos destacam algumas alterações:
* Na Avenida Augusto Montenegro,  a pista do BRT poderá ser utilizada, com orientação dos agentes. A entrada pela Alameda do Ginásio Guilherme Paraense “Mangueirinho” estará liberada;
* Os condutores que estiverem transitando no sentido Entroncamento - Icoaraci deverão se manter na faixa da direita e após o semáforo da Alameda ‘Mangueirinho,’ poderão acessar a pista do BRT para ter acesso ao estacionamento Lado A pelos Portões do Estacionamento do Mangueirão pela lateral do Mangueirinho;
* Os condutores que estiverem transitando sentido Icoaraci - Entroncamento poderão acessar os três portões do lado A;

Combate à importunação sexual

A Segup também desenvolverá ações voltadas à proteção das mulheres, por meio das equipes da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS), com a divulgação do protocolo “Não se Cale” e dos canais de denúncia como a Delegacia da Mulher Virtual e o Totem de Atendimento à Mulher. A abordagem educativa aos torcedores vai destacar a importância da denúncia e combate à importunação sexual em ambientes públicos.
Integração.

Integração

Participam do esquema de segurança para o jogo, as equipes da Segup, por meio das secretarias adjuntas Operacional e de Inteligência e Análise Criminal, Graesp e Ciop; polícias Militar e Civil; Detran; Corpo de Bombeiros Militar e Seap; além de outros órgãos estaduais como Seel, órgãos federais como a Polícia Federal, e ainda, os órgãos municipais, como a Guarda Municipal e Segbel.