Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POTENCIAL ECONÔMICO

Sedeme participa da apresentação oficial da feira Carajás Negócios, em Parauapebas

A iniciativa chega à região com a missão de evidenciar as potencialidades econômicas locais, atrair investimentos e parcerias, descentralizar a economia e fortalecer o setor produtivo.

Por Aldirene Gama (SEDEME)
06/02/2026 14h12

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), representada pelo secretário Paulo Bengtson, participou, na manhã desta quinta-feira (5), da apresentação oficial da feira Carajás Negócios, realizada em Parauapebas, no Sudeste do Pará. A iniciativa chega à região com a missão de evidenciar as potencialidades econômicas locais, atrair investimentos e parcerias, descentralizar a economia e fortalecer o setor produtivo regional, ampliando o acesso às oportunidades de negócios.

Com o apoio do governo do Pará, por meio da Sedeme, a feira - marcada para ocorrer entre os dias 6 e 8 de agosto - será realizada em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa) e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Parauapebas (Acip). O evento contou com a participação de autoridades e empresários locais.

Durante o lançamento, o secretário Paulo Bengtson destacou a receptividade imediata do setor produtivo. Em cerca de 30 minutos após o início oficial, a maioria dos estandes já estava reservada. Segundo ele, o empresariado reconhece Parauapebas como um eixo estratégico de desenvolvimento e demonstra interesse em ampliar investimentos para além da mineração, alcançando setores complementares da economia. 

Ainda segundo o secretário, a proposta do evento é justamente evidenciar as vocações econômicas da região, criar um ambiente favorável à atração de investimentos e estimular parcerias estratégicas, consolidando Parauapebas como referência no desenvolvimento do Pará. A feira se apresenta como um espaço de encontro entre empresários, fornecedores e consumidores, impulsionando negócios e fortalecendo o desenvolvimento econômico em território paraense.

Inspirada no modelo bem-sucedido da “Pará Negócios”, realizada na capital, a feira busca promover conexões diretas entre empresas da região e grandes oportunidades de mercado. Segundo o presidente da Faciapa, Leonardo Pinheiro, o formato já provou sua eficácia em cidades como Santarém. A expectativa é que o impacto em Parauapebas transborde a economia municipal, estimulando o crescimento de todo o sudeste paraense e gerando mais de R$ 100 milhões em negócios antes, durante e após a feira. 

Dados - Parauapebas segue se consolidando como um dos principais polos econômicos do Pará. Dados do Dieese/PA, elaborados a partir do Novo Caged, mostram que o município ocupou, em 2025 (entre janeiro e julho), a segunda colocação no ranking estadual de geração de empregos formais, ficando atrás apenas de Belém. No período, foram registradas 25.768 contratações e 22.304 desligamentos, o que garantiu um saldo positivo de 3.464 postos de trabalho. A expansão do mercado de trabalho local foi puxada principalmente pela construção civil, que respondeu por 1.454 vagas, seguida pelos setores de serviços (648), comércio (600), indústria (573) e agropecuária (189). O resultado positivo em todos os segmentos reforça a diversidade econômica do município e o dinamismo de sua atividade produtiva.