Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Caravana “Educação Por Todo o Pará” leva serviços pedagógicos e estruturais à população de Abaetetuba

Objetivo é garantir a inclusão, o acesso à educação pública de qualidade e melhorias contínuas na rede estadual de ensino

Por Lilian Guedes (SEDUC)
10/02/2026 19h30

Nesta terça-feira (10), o projeto itinerante denominado “Educação Por Todo o Pará” iniciou em Abaetetuba, nordeste paraense, com toda a equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Liderada pelo secretário Ricardo Sefer, a comitiva conduziu a abertura das ações, que ocorreu na Usina da Paz do município. O titular da Seduc ressaltou a importância de ter um diálogo mais próximo com as comunidades. 

“A caravana é um evento de todos que amam educação pública do estado do Pará, com diferentes visões, diferentes prioridades, mas, fundamentalmente, sabendo que a educação transforma, e é a educação que a gente vai deixar de legado. Temos o desafio de ser a secretaria de educação da rede do estado e apoiar cada município, cada ambiente de ensino público ou privado, estadual e municipal ou federal”, salientou o secretário. 

 As ações foram realizadas durante todo o dia, com escuta ativa, esclarecimentos de dúvidas, formações para professores das redes municipal e estadual, planejamento de obras e manutenções, atendimento técnico às Diretorias Regionais de Ensino (DREs), orientação a conselhos escolares, processo de matrículas e fluxo escolar, plano de aplicação financeiro para o uso do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), questionamentos sobre a bonificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), precatórios, aposentadorias, bem como na área tecnologia e inovação, como o Centro de Inovação e Sustentabilidade (CISEB), que abordou o uso pedagógico na tecnologia.

Neste primeiro momento, aproximadamente 300 professores das redes municipal e estadual participaram de formações promovidas pela Secretaria Adjunta de Educação Básica (SAEB), fortalecendo a troca e reciclagem de conhecimentos 

A professora Miriam Raquel da Costa, de Abaetetuba, veio em busca do serviço de aposentadoria e parabenizou a ação. Ela aprovou a realização da caravana, pois evitou o deslocamento para Belém com o intuito de resolver suas pendências. "Excelente! Porque, muitas vezes, a gente não tem a disponibilidade para ir em Belém resolver, e, até mesmo, em DRE, às vezes, não resolve. Então, graças a Deus, que eu consegui essas orientações aqui no Setor de Aposentadoria, que é o meu caso, o do meu irmão! E com a minha mãe [o problema], é a biometria, porque ela tem 92 anos. E para eu me deslocar [com ela] para Belém só para ela fazer a biometria [seria difícil]... Eu agradeço a Deus por vocês terem vindo aqui", comentou Miriam.

Os secretários adjuntos de Planejamento e Finanças, Claudia Sadala; Gestão de Pessoas, Hellen Nyde; Logística, Kassumi Kyushima; Regime e Colaboração, Diego Maia; Educação Básica, Júlio Meireles; e Infraestrutura, Lázaro Cézar Jr. estiverem presente com suas respectivas equipes técnicas. 

Para a secretária-adjunta de logística, Kassumi Kyushima, o atendimento itinerante com equipes especializadas fortalece o acesso à educação, levando serviços essenciais a diferentes regiões do estado. 

“A caravana é um serviço maravilhoso que traz para perto do município, para perto de todos, os diretores de escolas, os docentes, o serviço da secretaria para quem nem sempre consegue ir até a Seduc. Então, a gente está vindo aqui para olhar de perto a necessidade, fazer o atendimento da escola, visitando as escolas, entendendo a necessidade que cada um tem. Assim, é sensacional para que a gente consiga avançar, cada vez mais, para que a educação tenha mais qualidade ainda”, disse Kassumi.

Bora Estudar - No período da tarde, a Secretaria Adjunta de Articulação e Regime de Colaboração (Sarc) realizou a entrega de 668 cheques do programa “Bora Estudar” para os estudantes que se destacaram com alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com nota superior a 900 pontos e bom desempenho escolar.

Eric Ribeiro, da Escola Estadual Stella Maria, recebeu o cheque e destacou a melhoria que o programa proporciona aos alunos, além do reconhecimento do Governo do Estado. 

"Este benefício representa esforço, porque, no último ano, eu me esforcei bastante para ter uma média de notas boa para poder conseguir esse cheque. Representa, também, dedicação, porque, sem dedicação, a gente não chega a lugar nenhum. Também significa família, porque, com o apoio da família, a gente sempre vai à frente. Eu tô feliz e também agradecido, porque, na minha concepção, os alunos também merecem um auxílio do governo para poder continuar estudando. Eu conheço muitas pessoas que não são daqui, são do interior, e que tiveram que parar de estudar por conta do trabalho. Uma boa ajuda do governo para continuar estudando", frisou o aluno.

O Bora Estudar contemplou, até o momento, aproximadamente 15.000 estudantes, que já utilizaram os recursos - conforme objetivo do programa, totalizando R$ 146.312.500,00 de reais.

IASEP - O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará se juntou ao time técnico da Seduc e realizou serviços de cadastro biométrico e Consultas online e orientação para o uso do aplicativo 'Telessaúde IASEP'. Durante o dia, foram registrados mais de 200 atendimentos à população. 

A caravana reforça o compromisso do Governo do Estado pela inclusão e acesso à educação pública de qualidade e inclusiva, levando serviços para todos os municípios do Pará. Na próxima quinta-feira (12), o serviço itinerante chegará em Tailândia, município que também faz parte da jurisdição da DRE de Abaetetuba.

A dirigente de Abaetetuba, Dalcylea Pinheiro, faz um balanço da primeira edição da caravana 

“Eu acredito que a palavra é fortalecimento. Na verdade, fortalecimento de relações, fortalecimento da equipe, da educação, onde a caravana sai do prédio da Seduc e chega no nosso município. A gratidão de ver os nossos problemas sendo olhado nas suas peculiaridades, nas suas particularidades foi muito bom. E ver problemas que estavam há tempos buscando resoluções e sendo resolvidas nesse momento. Então, a caravana traz consigo um arcabouço de serviços que as nossas escolas estão sedentas. Então, esse estar de perto, esse descer dos seus gabinetes e vir para o chão, esse corpo a corpo, esse acolhimento para a gente foi de muita importância, foi muito válido”, disse a dirigente