Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOLIA COM SAÚDE

Policlínica Lago de Tucuruí alerta sobre consumo excessivo de álcool no Carnaval

Unidade do Governo do Pará orienta a população sobre hidratação, alimentação e redução de danos à saúde durante o período festivo

Por Governo do Pará (SECOM)
13/02/2026 09h20

O aumento do consumo de bebidas alcoólicas durante o Carnaval acende o alerta para os riscos à saúde. A Policlínica Lago de Tucuruí, unidade do Governo do Pará no sudeste do Estado, orienta a população sobre os efeitos do álcool no organismo e reforça a importância de cuidados especiais durante o período de festas.

De acordo com a nutricionista Alynny Rayla de Sousa Costa, o álcool é absorvido com rapidez pelo organismo e age diretamente no sistema nervoso central. Ela explicou que, “inicialmente, pode provocar sensação de euforia, mas logo surgem efeitos, como perda de atenção, reflexos mais lentos e desidratação, já que o álcool aumenta a eliminação de líquidos pelo corpo”.

A conhecida "ressaca" ocorre em razão da desidratação e de substâncias tóxicas produzidas na metabolização do álcool no fígado. Entre os principais sintomas estão dor de cabeça, náuseas, cansaço intenso, sede e mal-estar geral.

Hidratação - A especialista destaca que há uma forma correta de se hidratar antes, durante e depois do consumo de bebidas alcoólicas. “O ideal é começar o dia bem hidratado, intercalar o consumo de álcool com água e reforçar a ingestão de líquidos após beber. Água, água de coco e bebidas isotônicas ajudam a minimizar os efeitos da desidratação”, orienta.

Sobre as diferenças entre os tipos de bebidas, a nutricionista esclarece que o impacto está relacionado à concentração alcoólica. “As bebidas destiladas possuem maior teor de álcool, e causam efeitos mais intensos em menor quantidade. Já a cerveja e o vinho, apesar de menos concentrados, também causam prejuízos quando consumidos em excesso”, afirma Alynny Costa.

Consequências - Misturar diferentes tipos de bebidas também agrava os efeitos no organismo porque facilita o consumo exagerado e sobrecarrega o fígado, além de intensificar a ressaca e o desconforto gastrointestinal, devido à combinação de açúcares e aditivos.

Entre os principais riscos do consumo excessivo estão danos ao fígado, como gordura hepática e inflamações; aumento do risco de doenças cardíacas; hipertensão e alterações no ritmo do coração. No cérebro, o álcool prejudica a memória, o raciocínio e o equilíbrio emocional.

Segundo a especialista, alimentar-se antes de beber ajuda a retardar a absorção do álcool, mas não elimina os riscos. “Após o consumo, é importante reforçar a hidratação e optar por refeições leves e nutritivas, com frutas, verduras, legumes e proteínas magras. Nutrientes, como vitaminas do complexo B, potássio e magnésio auxiliam na recuperação do organismo”, acrescenta.

A nutricionista alerta ainda que gestantes, crianças, adolescentes, pessoas com doenças hepáticas, cardíacas, histórico de dependência alcoólica e quem faz uso de medicamentos que interagem com o álcool não devem consumir bebida alcoólica.

Prevenção - Além do trabalho preventivo e educativo, a Policlínica Lago de Tucuruí se consolidou como referência regional em saúde pública. A unidade, mantida pelo Governo do Pará, transformou o cenário da assistência especializada na região do Lago de Tucuruí, com a oferta de cerca de 680 mil serviços por ano, beneficiando moradores dos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Tucuruí e Jacundá.

Com 36 especialidades médicas e não médicas, como clínica geral, nefrologia, otorrinolaringologia, cardiologia, neuropediatria, psicologia, dermatologia, ortopedia, hematologia e atendimento em enfermagem, a unidade é avaliada positivamente pelos usuários desde sua implantação no município.

Para a diretora da Policlínica Lago de Tucuruí, Leia Sandim, a atuação da unidade vai além do atendimento clínico. “A Policlínica tem o compromisso de cuidar da população em todas as dimensões da saúde, inclusive por meio da informação e da prevenção. Em períodos como o Carnaval, é fundamental alertar sobre os riscos do consumo excessivo de álcool e incentivar escolhas mais conscientes. Nosso trabalho é salvar vidas e melhorar a qualidade de vida da população da região”, informa a diretora.

Para ter acesso aos serviços da Policlínica Lago de Tucuruí, o usuário deve passar pelo sistema de regulação, após atendimento e avaliação inicial na Atenção Primária à Saúde, como postos e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Também é possível agendar diretamente a especialidade de clínica geral por meio do Call Center (94) 9186-8155.

Serviço: A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, com atendimentos sem nenhum custo aos usuários. Está localizada na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, Bairro Santa Mônica. A unidade é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/Policlínica Lago de Tucuruí