Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Sespa informa o funcionamento de unidades de saúde na semana do Carnaval

Evento carnavalesco altera rotina em hospitais, policlínicas, unidades de referência especializada, centros de Atenção Psicossocial e rede de captação de sangue

Por Roberta Vilanova (SESPA)
13/02/2026 11h23

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa sobre funcionamento dos serviços de saúde nas suas unidades durante a Semana do Carnaval, que terá pontos facultativos nos dias 16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira) no serviço público estadual.

As Unidades de Referência Especializada Presidente Vargas, Reduto, Demétrio Medrado, Marcello Cândia, Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe) e Materno-Infantil e Adolescente (Uremia), e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tipos I e II de gestão estadual não funcionarão nos dias 16 e 17 de fevereiro. O atendimento voltará ao normal em todas as unidades na quarta-feira (18), a partir de 12h.

Já os Caps tipo III (Grão-Pará, Renascer e Marajoara) e a Unidade Básica da Pedreira vão manter apenas o Serviço de Urgência e Emergência, devendo retomar o atendimento ambulatorial na quarta-feira (18).

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Hospitais de gestão direta - Os hospitais estaduais de gestão direta do Estado (Santa Casa, Ophir Loyola e Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém; Hospital Regional de Cametá, Hospital Regional de Salinópolis e Hospital Regional de Conceição do Araguaia) vão funcionar em regime de plantão, para atendimento assistencial de pacientes internados e para casos de urgência e emergência, de acordo com seus perfis de referência.

Hospital Ophir Loyola

Unidades gerenciadas por organização social – A Policlínica Metropolitana, em Belém não funcionará na segunda-feira (16) e na terça-feira (17). O funcionamento voltará ao normal na quarta-feira (18). Já a Policlínica Lago de Tucuruí e a Policlínica de Carajás estarão fechadas na terça-feira (17), mas funcionarão normalmente na segunda (16) e quarta-feira (18).

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Belém, funcionarão normalmente nos dias 16 e 17 de fevereiro.

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) funcionará normalmente durante a semana de Carnaval, com atendimento às urgências e emergências clínicas no Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, e com a realização de cirurgias de urgência e emergência.

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) funcionará normalmente para atender pacientes agendados, enquanto a Unidade de Atendimento Imediato (UAI) seguirá com o atendimento 24h para intercorrências.

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no Distrito de Icoaraci (Belém), vai funcionar normalmente nos dias 16 e 17 de fevereiro. O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, e o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, manterão o funcionamento normal.

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, funcionará normalmente para internação. Na área ambulatorial, funcionará restrito a exames laboratoriais e de imagem. As consultas serão retomadas na quinta-feira (19).

O Hospital da Mulher do Pará (HMPA) manterá os serviços de exames, consultas e cirurgias funcionando normalmente nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro para pacientes previamente agendadas, bem como o pronto atendimento 24h para mulheres vítimas de violência sexual e doméstica, e alguns casos de urgência ginecológica.

Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém

Outras regiões - O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, realizará consultas e exames normalmente nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, seguindo os agendamentos. Na segunda (16) e terça-feira (17) serão realizadas cirurgias eletivas de ortopedia e cirurgia cardíaca, respectivamente. Já na quarta-feira (18), os procedimentos cirúrgicos retornam à escala normal.

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, não terá atendimento ambulatorial, exames e entrega de resultados na semana do Carnaval, retomando as atividades normalmente na quarta (18), a partir de 13h.

Durante o período de Carnaval, os hospitais Regionais Públicos de Castanhal (HRPC); do Araguaia (HRPA), em Redenção, e de Rio Maria (HRRM) seguirão com atendimento normal em todas as áreas de assistência. A exceção será na terça-feira (17), no HRRM, quando não haverá atendimento ambulatorial, que retorna na quarta-feira (18), às 8h.

O Hospital Regional de Tucuruí (HRT), Hospital Geral de Tailândia (HGT), Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá, Hospital Geral de Castelo de Sonhos (HGCS), em Altamira, Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB), Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte, e o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, vão funcionar normalmente, conforme seus perfis de atendimento.

O Complexo Hospitalar dos Caetés (Hospital e Policlínica), em Capanema, e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) vão funcionar normalmente na semana do Carnaval.

O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) vai funcionar normalmente com internação durante a semana do Carnaval. Já no Ambulatório, as consultas só serão retomadas no dia 19 de fevereiro.

Na segunda-feira (16) e terça-feira (17) o Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR),em Abaetetuba, manterá suas atividades assistenciais normais, com exceção do setor administrativo, que não funcionará. Na quarta-feira (18), todos os setores retomam suas atividades normais.

Sede da Fundação Hemopa, em Belém

Doação de sangue - A Fundação Hemopa informa datas e horários de funcionamento das unidades de coleta durante a semana do Carnaval.

Sábado (14): Belém (7h30 às 17h), Castanheira (7h30 às 17h), Metrópole (7h30 às 17h), Castanhal (7h às 17h), Santarém (7h às 17h), Altamira (7h às 17h) e Tucuruí (7h às 13h). As unidades de Marabá, Redenção, Capanema e Abaetetuba estarão fechadas.

Domingo (15): todas as unidades estarão fechadas.

Segunda-feira (16): Belém (7h30 às 17h), Castanheira (7h30 às 17h), Metrópole (7h30 às 17h), Abaetetuba (7h às 13h), Marabá (7h às 13h) e Capanema (7h às 13h). As unidades de Redenção, Castanhal, Tucuruí e Altamira estarão fechadas.

Terça-feira (17): todas as unidades estarão fechadas.

Quarta-feira (18): Belém (7h30 às 18h), Castanheira (7h30 às 18h), Metrópole (7h30 às 18h), Castanhal (7h às 13h), Santarém (7h às 17h), Altamira (7h às 13h), Capanema (7h às 13h) e Marabá (7h às 13h). As unidades de Tucuruí, Redenção e Abaetetuba estarão fechadas.