Polícia Científica do Pará reforça 'Operação Carnaval 2026' com laudos periciais
Órgão realizará perícias necessárias à emissão de laudos que auxiliarão em casos criminais, nos centros urbanos e principais localidades turísticas do Estado
A Polícia Científica do Pará (PCIPA) integra, a partir desta sexta-feira (13), a Operação Carnaval 2026, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A ação prosseguirá até terça-feira (17), nos principais destinos turísticos do interior paraense e nos centros urbanos.
A Polícia Científica atuará com 120 servidores, incluindo peritos criminais, médicos legistas, auxiliares técnicos e operacionais de perícia, com o apoio de 34 viaturas. As equipes estarão distribuídas entre a sede, em Belém, as coordenadorias regionais (Castanhal, Marabá, Santarém e Altamira), os Núcleos Avançados (Abaetetuba, Bragança, Paragominas, Parauapebas, Tucuruí e Itaituba), e com reforço em pontos estratégicos, como Cametá, Curuçá, Marapanim (Distrito de Marudá), Belém (Distrito de Mosqueiro), Salinópolis, Salvaterra, Óbidos e Vigia de Nazaré.
Atuação integrada - Durante a operação, a PCIPA tem papel fundamental no suporte técnico às demais forças de segurança, como as Polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito (Detran) e Artran (Agência de Regulação e Controle dos Serviços dos Transportes Públicos). A instituição será responsável pela emissão de laudos técnicos solicitados, como exames de alcoolemia, uso de drogas, lesões corporais, perícias veiculares, de patrimônio, poluição sonora, balística, remoção de corpos e necropsia, locais de crime, violência doméstica e violência sexual.
"Nossos servidores atuam em prontidão, para que as situações que venham a acontecer no feriado sejam rapidamente apuradas e periciadas. O trabalho da Polícia Científica é constatar as diversas situações criminais e atestar, através de laudos que vão subsidiar as investigações conduzidas pelas demais forças", informa o diretor-geral da PCIPA, perito criminal Celso Mascarenhas.
A Polícia Científica reforça que todas as unidades regionais e núcleos avançados seguirão com atendimento normal durante a Operação Carnaval, prestando apoio integral às ocorrências nas áreas cobertas pela força-tarefa.
