Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'CARNAVAL SINFÔNICO'

Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz leva público a passeio por repertório carnavalesco

Músicas brasileiras e europeias animaram o cortejo, que saiu do Theatro, passou pela Praça da República e retornou para a frente da centenária casa de espetáculos

Por Amanda Engelke (SECULT)
13/02/2026 12h26
Músicos da OSTP em frente ao Theatro, ao final do cortejo

O Theatro da Paz, em Belém, entrou em clima carnavalesco na noite da última quinta-feira (12), com o espetáculo “Carnaval Sinfônico”, da Orquestra Sinfônica do TP, sob a regência do maestro titular Miguel Campos Neto. O repertório promoveu um passeio pelo clima de folia ao longo do tempo, até os dias atuais, com participação do solista Joás Saraiva.

Joás Saraiva, solista do espetáculo: 'empolgação'

“É uma mistura de sensações, porque é diferente quando estamos junto com a Orquestra e quando estamos diante dela, na posição de solista, ainda mais com o oboé, que não é um instrumento ‘muito comum’. Eu tive toda uma preparação nos últimos dias. É nervosismo e empolgação ao mesmo tempo”, contou.

Ao final, o público foi surpreendido com o cortejo dos músicos da OSTP desde a centenária casa de espetáculos até a Praça da República, entoando marchinhas.

Ritmos variados - A advogada Bianca Castro disse que se surpreendeu com o concerto e a potência da Orquestra. “Eu adorei o espetáculo. Me surpreendeu muito, porque eu realmente não sabia que o tema ia ser de Carnaval. Eu recebi o convite e não pensei duas vezes, porque eu adoro ir ao teatro. Adorei, porque contemplou vários tipos de pessoas, e eles tocaram vários ritmos diferentes”, afirmou.

Maestro Miguel Campos Neto à frente da Orquestra

O “Carnaval Sinfônico” é um espetáculo tradicional da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, com os músicos se apresentando com fantasias, misturando músicas europeias e brasileiras. O cortejo foi encerrado em frente ao Theatro.

A programação é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria do Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

Texto: Lorena Saraiva - Ascom/Secult