Frota do BRT Metropolitano será mantida no Carnaval
No domingo, 15, haverá tarifa zero, mas na terça-feira de Carnaval o benefício não será concedido por ser apenas facultado e não feriado estadual ou nacional
O BRT Metropolitano vai manter a frota em operação durante o Carnaval, especialmente as linhas que atendem aos municípios de Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel e Castanhal, para facilitar o deslocamento das pessoas que pretendem brincar na folia. Importante ressaltar que a tarifa zero se aplica apenas para o domingo, na terça-feira de Carnaval o benefício não será concedido por não ser feriado estadual ou nacional.
A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) regula e fiscaliza a concessão do BRT Metropolitano. Em funcionamento desde novembro de 2025, este é o primeiro Carnaval de operação do sistema integrado e servirá de referência para as próximas datas.
“Em função da demanda do fim de semana e feriados, as programações operacionais estabelecem redução das frequências das linhas, em função da redução da demanda, mas dessa vez a concessionária vai manter o pleno funcionamento, pois os municípios da região metropolitana têm uma tradição carnavalesca que pode resultar na alta procura do serviço”, explica Gilberto Barbosa, diretor de Transporte Metropolitano da Arcon.
O sistema opera com 6 linhas troncais e 26 alimentadoras, interligando os municípios de Castanhal, Santa Izabel, Santa Bárbara, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém. São dois terminais de integração e 17 módulos de estações ao longo do corredor viário. Os veículos são modelos elétricos e Euro 6, com zero e baixa emissão de poluentes, respectivamente.
“O BRT Metropolitano ainda está em operação assistida, por isso a Arcon acompanha junto à concessionária BRT Amazônia as possíveis alterações na oferta de lugares para atender a demanda de passageiros. Nesses primeiros meses, percebemos a adesão de usuários ao serviço com maior fluxo no início do dia e no fim da tarde, com os usuários em deslocamento para trabalho e escola, em dias úteis. Vamos analisar como será no Carnaval e se haverá nova calibragem”, pontuou o diretor.
O contrato de concessão prevê que aos domingos e feriados estaduais e nacionais a tarifa é zero para todos os passageiros. No Carnaval vale ressaltar que a terça-feira não está contemplada por não ter uma lei que ampare.
Passagem - O pagamento da passagem no BRT Metropolitano é feito em espécie ou pelo sistema de bilhetagem digital Pra Já, composto por cartão físico e aplicativo para dispositivos móveis, além dos terminais de autoatendimento para pagamento em crédito disponíveis nos terminais de Ananindeua e Marituba e na estação de São Brás.
A tarifa é no valor de R$ 4,60, com meia-passagem para estudantes custando R$ 2,30. Idosos, pessoas com deficiência e outras categorias de gratuidades podem ter isenção ao apresentar o cartão do Pra Já Especial.
