HRPM promove programação de Carnaval com foco em acolhimento infantil e prevenção de ISTs
Atividades realizadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização uniram ações lúdicas na pediatria e orientações de saúde para usuários e colaboradores
O clima de alegria tomou conta do hall de clínicas do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) na última quinta-feira (12), com a realização do Bloquinho da Pediatria. A ação, promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) em alusão ao Carnaval, levou cores, brincadeiras e sorrisos para crianças, acompanhantes e colaboradores.
Pensado com carinho para tornar o ambiente hospitalar mais leve e acolhedor, o momento proporcionou descontração e bem-estar aos pequenos pacientes, reforçando a importância do cuidado humanizado durante a internação. Entre adereços e muita animação, o Bloquinho transformou a rotina em uma experiência de afeto, inclusão e alegria.
“A ação lúdica do Bloquinho da Saúde para as crianças internadas no HRPM é uma ferramenta fundamental de humanização, sendo uma estratégia de enfrentamento no processo de hospitalização, considerando que o ambiente hospitalar é frequentemente associado a dor e medo”, explicou a psicóloga Joliane Cruz.
Ela acrescenta que são de suma importância para equalizar as emoções e se distrair. “Essas iniciativas fortalecem os vínculos entre pacientes, famílias e equipe de saúde”, frisou Joliane Cruz.
Aprovação - A dona de casa Edinete Rocha da Silva, de 24 anos, é mãe do pequeno Endrick Rocha de Oliveira, de 2 anos, que está internado no HRPM há dois dias para acompanhamento de saúde. Ao falar sobre a experiência na unidade, Edinete destacou a qualidade do atendimento recebido e a importância de ações humanizadas para o bem-estar das crianças durante a internação.
Segundo ela, iniciativas lúdicas ajudam a tornar o ambiente hospitalar mais leve, contribuindo para distrair a criança e favorecer sua recuperação emocional. “Eu achei a ação legal. Distrai mais a mente dele, ainda mais porque ele queria vir brincar”.
Carnaval HRPM - Como parte da programação de carnaval do hospital, o Regional do Marajó realizou, nesta quinta-feira (12), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), uma ação de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em alusão ao período do Carnaval.
A atividade ocorreu nas áreas de recepção da unidade e envolveu usuários, acompanhantes e colaboradores, com orientações educativas sobre prevenção, formas de transmissão, importância do diagnóstico precoce e cuidados com a saúde.
Além da atividade educativa com os usuários e acompanhantes, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HRPM realizou uma ação educativa voltada aos colaboradores ainda nesta quinta-feira (12), com foco na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) durante o período do Carnaval.
A iniciativa teve como objetivo reforçar informações sobre formas de prevenção, autocuidado e responsabilidade com a própria saúde e a do outro, especialmente em um período marcado por maior exposição a situações de risco. Durante a ação, foram repassadas orientações claras e acessíveis, estimulando a adoção de práticas seguras e a conscientização sobre a importância do uso de métodos de prevenção.
O HRPM é parte da rede estadual de saúde, sob gestão da Sespa, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). A unidade oferece atendimento de média e alta complexidade, sendo referência para a população do Marajó ao descentralizar serviços especializados. O Hospital Regional Público do Marajó funciona na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro, em Breves.
Texto: Ascom/Hospital Regional Público do Marajó
