Programações em Belém têm policiamento reforçado da Operação 'Carnaval Seguro 2026'
Policiamento esteve presente, com apoio de viaturas, na Aldeia Amazônica e em Icoaraci, garantindo tranquilidade à população
Em mais de 70 localidades da capital e do interior, a Operação “Carnaval Seguro 2026”, deflagrada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com apoio de órgãos parceiros, já está com seu efetivo nas ruas. Em Belém, as programações promovidas pela Prefeitura Municipal contam com reforço policial, atendimento de ocorrências e orientações.
No sábado (14), as programações, divididas em circuitos, ofereceram uma série de atrações. No Bairro da Pedreira, a Aldeia Amazônica, houve concentração desde às 14h, com trio elétrico e shows. No Distrito de Icoaraci, além de trio elétrico, o público contou com apresentações locais no palco montado na Rua 15 de agosto, entre São Roque e Itaboraí.
Nos dois eventos, a Segup manteve o policiamento reforçado nas transversais e no circuito da folia, garantindo fluidez ao trânsito e segurança aos foliões.
Segurança e alegria - O titular da Segup, Ed-Lin Anselmo, reiterou que “nossa prioridade é garantir a segurança e tranquilidade de todos os foliões e turistas que virão a Belém para celebrar o Carnaval. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e alegre para todos, e estamos confiantes de que, com a colaboração da população e das forças de segurança, teremos um Carnaval em Belém seguro e tranquilo”.
Na Aldeia Amazônica o corredor principal recebeu dois turnos de policiamento, com apoio de nove viaturas - cada uma com 18 policiais militares -, além de 88 militares a pé.
Participam da Operação “Carnaval Seguro 2026” as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), grupamentos de Segurança Aéreo (Graesp) e Fluvial (GFlu), Centro Integrado de Operações (CIOp), guardas municipais e órgãos de fiscalização de trânsito dos municípios.
As ações integradas devem contemplar mais de 70 localidades, além da Região Metropolitana de Belém. Até 8 de março, mais de 4,8 mil agentes de segurança atuarão na repressão à criminalidade, orientando e prevenindo ocorrências.
