Polícia Civil reforça campanha 'Não é Não' durante a Operação Carnaval 2026
Ações de conscientização visam prevenir a importunação sexual contra mulheres em blocos e festas realizadas em vários municípios
A Polícia Civil do Pará realiza atividades de caráter preventivo e educativo em blocos e festas, durante o Carnaval, com o objetivo de fazer a conscientização sobre o respeito à dignidade das mulheres e orientação acerca do enfrentamento à importunação sexual. A campanha é coordenada pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), e também recebe apoio de policiais de outras diretorias da PCPA para alcançar o maior número de foliões.
“Nós realizamos a campanha ‘Não é Não’ em vários eventos na Região Metropolitana de Belém e no interior do Estado, que possuem uma maior movimentação de festas e blocos de Carnaval. Nossas equipes fazem abordagens com o intuito de coibir o assédio sexual e preservar a dignidade das mulheres. Nós também distribuímos materiais educativos e informamos quais os canais oficiais de denúncia, enfatizando que qualquer forma de constrangimento, assédio ou violência sexual constitui crime, independentemente do contexto festivo”, explicou a delegada Camila Jeha.
As equipes da DAV que atuam na campanha de conscientização percorreram os distritos de Outeiro e Mosqueiro (em Belém) e as cidades de Vigia de Nazaré e Abaetetuba. A campanha teve grande divulgação nas regiões de Integração Guamá e Rio Caeté, em municípios muito procurados nesta época do ano.
Na Região de Integração Tocantins não foi diferente. A campanha “Não é Não” também foi intensificada em Abaetetuba, Barcarena (incluindo o distrito de Vila dos Cabanos) e Cametá.
“Nas cidades que fazem parte da regional do Baixo Tocantins, e que receberam reforço policial para o período de Carnaval, nós orientamos que os policiais civis circulem pelos locais de festas e blocos, que acontecem em Abaetetuba, Barcarena, Vila dos Cabanos e Cametá, para distribuir os materiais informativos, conversar e orientar os cidadãos da melhor forma. A presença dos policiais garante a segurança, bem como previne crimes, principalmente nas ocorrências contra mulheres e demais grupos vulneráveis em ambientes de grande aglomeração”, destacou o delegado Mhoab Khayan, titular da Superintendência Regional do Baixo Tocantins.
A atuação da Polícia Civil na Operação Carnaval 2026 prossegue até quinta-feira (19) na Região Metropolitana de Belém e nas unidades de Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Curuçá, Maracanã, Marapanim (distrito de Marudá), Óbidos, Oeiras do Pará, Ourém, Peixe-Boi, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Izabel do Pará, Santarém, São Francisco do Pará, São Miguel do Guamá, Soure, Tracuateua, Tucuruí, Vigia de Nazaré e Barcarena (Vila dos Cabanos).
