Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MALHA FLUVIAL

Espingarda e munições são apreendidas em balsa sem documentação em Óbidos

O flagrante ocorreu durante fiscalização de rotina do Grupamento Fluvial de Segurança Pública no rio Amazonas, próximo ao município de Óbidos

Por Diego Monteiro (SEGUP)
06/03/2026 17h02

Na manhã desta sexta-feira (6), o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), da Base Fluvial Integrada Candiru, apreendeu uma espingarda e seis munições em uma balsa no rio Amazonas, próximo ao município de Óbidos. A apreensão se soma a outras ações de combate ao tráfico e ao porte ilegal de armas de fogo do governo do Pará, que resultaram, em 2025, na apreensão mais de 2,3 mil armamentos ilegais.

Durante a abordagem, os agentes de segurança constataram ainda que a embarcação não possuía a documentação mínima exigida para navegação. Também foi verificado que as luzes de navegação não estavam em funcionamento. Diante da irregularidade, a Capitania dos Portos foi acionada pelo Grupamento Fluvial para a adoção das medidas administrativas cabíveis.

As Bases Fluviais Integradas Antônio Lemos e Candiru, mantidas pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), são pilares da estratégia de segurança pública no Estado. As unidades atuam no combate ao tráfico de armas e drogas, em fiscalizações sanitárias, na abordagem de pessoas e embarcações e no enfrentamento de outros crimes na malha fluvial.

Outros resultados

As ações coordenadas pelo GFlu resultaram em outras apreensões, como a de mais de 36,6 quilos de entorpecentes, além do cumprimento de três mandados de prisão em fevereiro deste ano. No mesmo período, foram abordadas 8.888 pessoas e 176 embarcações, além da realização de 53 fiscalizações sanitárias, uma delas resultando na apreensão de mais de cinco toneladas de pescado.

O titular da Segup, Ed-Lin Anselmo, afirma que o principal objetivo das Bases Fluviais Integradas Antônio Lemos e Candiru é transformar os rios do Pará, muitas vezes considerados verdadeiras “ruas”, em áreas sob controle efetivo da segurança pública do Estado. “As unidades permitem ampliar o combate a diversos crimes, intensificar as fiscalizações e assegurar mais proteção à população”, pontua.

“Com a presença das equipes nos rios, conseguimos acompanhar melhor pontos estratégicos do Estado, coibir irregularidades e dar respostas mais rápidas às ocorrências. Isso reforça a sensação de segurança para quem depende diariamente dessas vias hidroviárias para transporte, trabalho e abastecimento das comunidades do nosso território paraense”, acrescenta o secretário.