Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Startup Pará realiza primeira edição da Trilha da Inovação no PCT Guamá

Iniciativa da Sectet proporciona experiência prática a alunos e reforça o papel estratégico do PCT Guamá no fortalecimento da economia paraense

Por Bruna Ribeiro (SECTET)
13/03/2026 13h43

Estudantes do curso de Administração da Universidade da Amazônia (Unama), campus Parque Shopping, participaram da primeira edição da Trilha da Inovação, realizada no Espaço Empreendedor do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT), em Belém. A ação ocorreu nesta quinta-feira (12) e faz parte do Programa Startup Pará, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

A atividade reuniu mais de 30 alunos, que conheceram de perto o funcionamento e as iniciativas desenvolvidas pelo PCT, considerado uma ferramenta estratégica do governo do Pará para o fortalecimento do ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Ao longo da visita, os estudantes foram apresentados às oportunidades oferecidas pelo Programa Startup Pará, que busca conectar universidades, mercado e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras. A proposta da trilha é proporcionar uma experiência prática, permitindo que os participantes compreendam como ideias e projetos podem se transformar em negócios dentro do ambiente de inovação.

Para o aluno de administração, David Oliveira, a experiência representou uma oportunidade de conectar o conteúdo aprendido na universidade com a realidade do mercado. “Ter essa experiência aqui no Parque foi muito enriquecedor. É um tipo de aprendizado que vai além da teoria, porque a gente consegue entender na prática como funcionam os projetos, as ideias e o processo de transformar uma iniciativa em um negócio. Quando a gente consegue ligar o que aprende em sala de aula com experiências reais como essa, o aprendizado se torna muito mais significativo e motivador”, afirmou.

Os participantes também tiveram um encontro com o empreendedor Rodolfo Homci, fundador da Homci, marca responsável pela primeira kombucha 100% amazônica. Durante a conversa, ele compartilhou sua trajetória desde o período em que ainda cursava Engenharia Química até a criação e consolidação da startup no mercado.

Segundo o coordenador do programa Startup Pará, Renato Cortez, a iniciativa foi criada justamente para promover esse tipo de interação entre estudantes e empreendedores. “Ao levar os universitários para dentro do ecossistema de inovação, a Trilha da Inovação busca aproximar teoria e prática e incentivar o desenvolvimento de novas ideias e soluções”, destacou.

Além de apresentar o funcionamento do ambiente empreendedor, a ação também reforça o papel do Programa Startup Pará como um projeto estruturante para o fortalecimento da inovação no Estado. Ao abrir as portas do ecossistema para futuros profissionais, a iniciativa evidencia a existência de políticas públicas e mecanismos de incentivo voltados à transformação do conhecimento acadêmico em oportunidades de desenvolvimento econômico e social.

A expectativa é que novas edições da Trilha da Inovação sejam realizadas ao longo do ano, ampliando a conexão entre instituições de ensino, empreendedores e o ecossistema de inovação do Pará.

Interação - A iniciativa é destinada a estudantes do Ensino Médio técnico, cursos tecnológicos, graduação e pós-graduação, além de docentes, pesquisadores e recém-formados. As edições serão realizadas com grupos de 20 a 80 participantes, priorizando a interação direta com residentes do parque tecnológico e a qualidade da experiência formativa.

A participação será organizada diretamente pelas instituições de ensino interessadas. Caberá às escolas, institutos e universidades formalizar o interesse à coordenação do Programa StartUP Pará, por meio do e-mail startup.para@sectet.pa.gov.br, e organizar os grupos participantes.

As visitas ocorrerão mediante agendamento prévio e disponibilidade de datas. Instituições localizadas fora da Região Metropolitana de Belém também poderão participar.