Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTAGONISMO DA BIOECONOMIA

Estado destaca protagonismo da bioeconomia amazônica em painel internacional no Bioeconomy Amazon Summit

Semas participou da programação do primeiro dia do evento, realizado no Parque de Bioeconomia e na Estação das Docas, em Belém, reunindo especialistas e lideranças nacionais e internacionais

Por Lucas Maciel (SEMAS)
13/05/2026 12h07

A construção de um modelo econômico baseado na floresta, na inovação e no  desenvolvimento sustentável esteve no centro do painel “Vitrine de Impacto: Escalando a Nova Economia com o Bioeconomy Challenge”, realizado na segunda-feira (12), durante o primeiro dia do Bioeconomy Amazon Summit. O evento começou dia 12 e segue até esta quinta-feira, 14 de maio, no Parque de Bioeconomia e na Estação das Docas, em Belém, reunindo lideranças nacionais e internacionais para debater soluções voltadas à nova economia da Amazônia.

A programação contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), por meio da secretária adjunta de Bioeconomia, Camille Bemerguy, que integrou o painel ao lado da secretária nacional de Bioeconomia, Carina Pimenta, do enviado especial para Bioeconomia da COP30, Marcelo Behar, de Paulo dos Reis,
presidente da ASSOBIO, e a mediadora do painel, Luana Maia, diretora do NatureFinance Brasil, Lead - Global Brazil. Além da participação no debate, Camille também esteve presente na abertura oficial do evento e na abertura dos painéis do auditório Castanheira, no Parque de Bioeconomia.

Durante o painel, Camille Bemerguy destacou que a diversidade da Amazônia exige políticas públicas e estratégias adaptadas às diferentes realidades da região. “Olha a Amazônia, olha o Estado do Pará. Você tem cinco Amazônias dentro do Estado do Pará. Então, você não tem uma única estratégia.”

A secretária adjunta também ressaltou que o Pará vem consolidando uma agenda estruturada para o fortalecimento da bioeconomia, integrando sociobioeconomia, inovação, negócios e desenvolvimento tecnológico.

A secretária nacional de Bioeconomia, Carina Pimenta, destacou o papel do Brasil na construção de uma visão internacional sobre o tema. “É do interesse nacional que a bioeconomia seja tratada como uma economia de natureza, não apenas de descarbonização, onde sustentabilidade não precisa ser adjetivo, é premissa.”

Já Marcelo Behar enfatizou o potencial da bioeconomia para impulsionar novos mercados e fortalecer soluções sustentáveis em escala global. “Quando falamos em bioeconomia, estamos falando de segurança energética, hídrica e alimentar. É um modelo de desenvolvimento que interessa não só ao Brasil, mas ao mundo inteiro.”

O Bioeconomy Amazon Summit reúne representantes de governos, empresas, investidores, pesquisadores e organizações da sociedade civil em uma programação voltada ao fortalecimento da Amazônia como referência mundial em bioeconomia, inovação e desenvolvimento sustentável.