Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Santarém, Curuá e Monte Alegre dão exemplo de boas práticas ambientais

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/06/2015 13h44

Para impedir atividades ilegais ligadas à pesca predatória, caça ilegal e outros ilícitos ambientais, uma equipe da Gerência de Fauna e Pesca da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foi até os municípios de Santarém, Curuá e Monte Alegre para fiscalizar pescadores e comerciantes durante a primeira semana de junho.

A ação foi bem sucedida e não foi identificado nenhum tipo de crime, conforme explica David Luz, coordenador da atividade. “Muitos pescadores e comerciantes foram fiscalizados e podemos afirmar que tivemos uma grata surpresa: pessoas trabalhando dentro da legalidade, com instrumentos regularizados e licenças em dia”, comemora.

Geralmente, durante as fiscalizações são apreendidas malhadeiras – redes de pesca comuns na região amazônica – principal equipamento utilizado ilegalmente em épocas de proteção da reprodução das espécies. As maiores fiscalizações são realizadas no período do Defeso do pescado e do caranguejo, no início do ano (normalmente em datas específicas entre janeiro e março), e outras menores são feitas ao longo do ano com abordagens a pescadores para esclarecer as datas de proibição e as espécies a serem respeitadas. “Só é autorizada a utilização de vara de pesca, linhas de mão e anzóis. Outro tipo de apetrecho está proibido neste período”, explica Luz.

Em relação ao caranguejo, os próximos meses estão liberados para captura, transporte e consumo, período que coincide com a chegada do verão no Estado – época em que a procura pelo caranguejo aumenta –, diferente do que ocorre no início do ano, quando a fiscalização é mais necessária, por conta do período reprodutivo da espécie. Esse período é conhecido como “andada”, época em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias – tocas – e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos, quando ficam vulneráveis e são presas fáceis para captura.

Outro importante período a ser observado é o de reprodução dos quelônios (tartarugas, tracajás e outros bichos da espécie), que ocorre a partir da segunda quinzena de julho. Nessa época, a Semas faz fiscalização principalmente no Tabuleiro do Embaubal, em Senador José Porfírio, onde muitas tartarugas desovam todos os anos, para impedir a captura dos animais e dos ovos.

As tartarugas geralmente são encontradas no rio chamado “Poço de Lama”, que é uma porção do rio principal, o Xingu, onde há grande concentração de matéria orgânica. Elas ficam nesse local para se aquecer ao sol. A tartaruga só sai para se reproduzir, já os machos só aparecem na superfície para tomar sol.