Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA NAS PRAIAS

Salinópolis conta com mais de 400 agentes de segurança no veraneio

O Centro Integrado de Comando e Controle já está funcionando em parceria com o Ciop, responsável pelo monitoramento 24h das câmeras de segurança instaladas na área urbana

Por Governo do Pará (SECOM)
05/07/2026 17h26

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) mobiliza os órgãos e reforça as ações integradas durante o período do verão amazônico no município de Salinópolis, Nordeste paraense, onde mais de 400 agentes atuam durante todo o mês de julho.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) foi ativado na última sexta-feira (3), na Praia do Atalaia, na ponta de acesso ao Lago da Sofia, oferecendo vários serviços, como registro de ocorrência de menor potencial ofensivo.

O CICC conta com agentes do Centro Integrado de Operações (Ciop), que atuam no monitoramento 24h das câmeras de segurança da área urbana de Salinópolis.

No espaço também estão presentes órgãos de outras instituições parceiras, incluindo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Agência de Defesa Agropecuária (Adepará) e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado (Ideflor-Bio).

Sinalização a veículos na areia

Equipes da Segup coordenam o balizamento na faixa de areia do Atalaia, com uso de “bandeirolas”, ao longo de pouco mais de três quilômetros de extensão. O balizamento é fundamental para garantir a segurança de banhistas na faixa de areia e de veículos que transitam pela praia.

Agentes atuam na Praia do Atalaia: ordenamento do trânsito na praia está entre ações para segurança de veranistas

A Segup, em conjunto com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública, deflagrou a Operação Verão 2026 na última sexta-feira (3), em todo o território do Pará, com cerca de 4,5 mil agentes, reforçando as ações ostensivas e preventivas. O objetivo é garantir maior segurança à população e aos turistas que buscam as praias oceânicas e fluviais, e outros balneários do Estado, para aproveitar as férias escolares durante o verão amazônico.

Texto: Walena Lopes - Ascom/Segup