Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Pará reduz número de crimes violentos no primeiro semestre e supera meta nacional

Com redução de 4,84% no primeiro semestre de 2026, Estado mantém trajetória de queda e cumpre meta anual do Ministério da Justiça

Por Diego Monteiro (SEGUP)
03/08/2026 14h47

Dados atualizados do Relatório Diário de Criminalidade (RDC), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), mostram que, no acumulado de 1º de janeiro a 31 de julho de 2026, o Pará alcançou uma redução de 4,84% nos casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 1.002 ocorrências, contra 1.053 registradas em 2025.

Esse número supera a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSP), do Ministério da Justiça, para a redução dos CVLI. O plano estipula uma redução anual de 3,2% desses crimes em cada Estado brasileiro. Ao analisar a série histórica, desde 2018, observa-se uma redução média anual de 10,12%, ou seja, o Pará supera em mais de três vezes a meta nacional.

Segundo o titular da Segup, Ed-Lin Anselmo, a segurança é um dos pilares da atuação das forças de segurança pública no Estado. "É importante que cada cidadão, em qualquer bairro, município ou região ribeirinha, tenha o Estado mais próximo por meio da atuação dos nossos agentes, levando não apenas segurança, mas também cidadania, com planejamento e ações que alcancem toda a população", frisou.

Vidas preservadas

A comparação entre os anos de 2018 e 2025 revela uma redução de mais de 54% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais, ocorrências que envolvem homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Isso significa que, em 2018, início da atual gestão estadual, foram registrados 4.070 crimes que resultaram em morte. Em 2025, esse número caiu para 1.857.

Na prática, os resultados indicam que 2.213 vidas foram preservadas ao longo dos últimos sete anos, reflexo dos investimentos realizados pelo governo do Pará no fortalecimento das forças de segurança, na ampliação da infraestrutura e nas estratégias de combate à criminalidade. "O trabalho não para. Os investimentos continuarão para levar ainda mais segurança à população", afirmou o secretário.

Anuário da Segurança Pública

De acordo com dados divulgados pelo 20º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Pará ficou entre os sete melhores Estados brasileiros que mais reduziram o número de Mortes Violentas Intencionais (MVI) nos últimos sete anos. O total de ocorrências caiu de 4.720, em 2018, para 2.477 em 2025, uma redução de quase 48% nesse tipo de crime.

O Pará ficou ainda entre os três da região Norte que mais reduziram a taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) entre 2018 e 2025, passando de 56,6 para 28,4 mortes violentas por 100 mil habitantes. A trajetória apresentada mostra ainda que a redução continuou no último biênio, com uma queda de 3,7% na taxa entre 2024 e 2025. Além disso, nenhum município paraense está entre os dez mais violentos do País.

O indicador de MVI (Mortes Violentas Intencionais) reúne os registros de homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte, mortes decorrentes de intervenção policial e feminicídios. 

Modernização da segurança

Nos últimos sete anos, foram destinados quase R$ 1 bilhão na área da segurança, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará. Os recursos foram aplicados em diversas áreas, como em equipamentos de alta tecnologia, viaturas, armamentos, munições, lanchas rápidas e na implantação das Bases Integradas Fluviais, ampliando a presença do Estado em regiões estratégicas.

Os aportes também contemplaram a modernização dos sistemas de monitoramento, com mais de mil câmeras em funcionamento, além de 100 totens de segurança conectados ao 190 e a aquisição de um novo Centro de Comando e Controle Móvel. O reforço da tecnologia e da infraestrutura ampliou a capacidade de prevenção, resposta rápida e enfrentamento à criminalidade em todo o território paraense. 

Usinas da Paz

Entre as iniciativas que contribuem para a redução da criminalidade no Pará está o programa Territórios pela Paz (TerPaz), responsável pelas 33 Usinas da Paz (UsiPaz). Os complexos já realizaram mais de 15 milhões de atendimentos, com serviços gratuitos nas áreas de cidadania, educação, saúde, cultura, esporte, qualificação e assistência social, ampliando o acesso às políticas públicas. 

As UsiPaz estão nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Barcarena, Cametá, Castanhal, Capanema, Salinópolis, Igarapé-Miri, Moju, Bragança, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tomé-Açu, Itaituba, Tucuruí, Paragominas, Marabá, Altamira, Redenção, Santarém, Parauapebas, Canaã dos Carajás, São Félix do Xingu e Óbidos.

Dados da Segup mostram que todas as regiões contempladas pelas Usinas da Paz registraram redução no número de mortes violentas entre 2024 e 2025. Os maiores recuos foram nas áreas da UsiPaz Jurunas/Condor, com queda de 56,5%; Guamá, com redução de 52,2%; Bengui, com 50,0%; Terra Firme, com 35,7%; e Parauapebas, que apresentou diminuição de 21,3%.