Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOITE DE MÚSICA

Amazônia Jazz Band celebra legado de Miles Davis e John Coltrane em concerto no Theatro da Paz

A apresentação reuniu clássicos do jazz e elementos da música regional em uma noite de celebração no Theatro da Paz

Por Adaucto Couto (SECOM)
01/10/2026 14h42

O Theatro da Paz apresentou, na noite de quarta-feira (30), o concerto “Homenagem ao Centenário de Miles Davis e John Coltrane”, em celebração à trajetória e ao legado de uma das parcerias mais marcantes da história do jazz. A apresentação foi conduzida pela Amazônia Jazz Band, sob a regência do maestro Eduardo Lima, e destacou o contraste entre o estilo melancólico de Miles Davis e a intensidade de John Coltrane.

A parceria entre Davis e Coltrane revolucionou o jazz com suas experimentações e ajudou a impulsionar uma nova fase do gênero, que permanece vibrante e renovada até hoje, influenciando gerações de músicos. O concerto reuniu clássicos como “So What” e “Blue Train”, e muitas outras obras que marcaram uma nova direção para o jazz moderno. Ao revisitar essas composições, a Amazônia Jazz Band destacou a força e a atualidade musical da dupla, mostrando como suas inovações continuam encontrando espaço em novas interpretações e mantendo vivo o diálogo entre tradição e renovação dentro do gênero.

Eduardo Lima

Para o maestro Eduardo Lima, o concerto é mais do que uma homenagem, é um momento de celebração e interação com o público presente. “É um momento de muita alegria para a Amazônia Jazz Band poder tocar a música desses grandes artistas mundiais, Miles Davis e John Coltrane, apresentamos arranjos maravilhosos, e eu tenho certeza que é uma festa como eles merecem“.

O regente também ressalta a influência da dupla no repertório da Amazônia Jazz Band. “O nosso repertório vai do jazz ao carimbó, então é impossível não fazer essa ligação e incorporar a linguagem do jazz, que tem na liberdade de improvisação um de seus elementos mais importantes. Essa característica também está presente no nosso carimbó, especialmente nos momentos de roda, quando saxofones, flautas e outros instrumentos improvisam dentro do nosso próprio estilo. De certa forma, essa linguagem também veio do jazz. Por isso, temos um respeito e uma admiração imensa por esses dois grandes nomes da música internacional”.

Thamyres Ramos

A engenheira sanitária e ambiental Thamyres Ramos, frequentadora dos concertos do Theatro da Paz, destaca a importância da democratização do espaço e da oferta de apresentações culturais que aproximem a população paraense da música. Para ela, a qualidade das performances da Amazônia Jazz Band e a capacidade do grupo de dialogar com diferentes públicos tornam os concertos experiências marcantes. 

“A Amazônia Jazz Band não decepciona nunca. Já assisti a muitos concertos deles aqui no Theatro da Paz e também na Feira do Livro, e a qualidade técnica é inegável. Já trouxe pessoas com gostos musicais muito diferentes, e todo mundo acaba gostando do mesmo jeito. É sempre maravilhoso, daqueles concertos que deixam a gente na ponta do pé.”

Victória Borges

A apresentação também despertou o interesse de novos espectadores, como a psicóloga Victória Borges, que destacou a originalidade do encontro entre o jazz e a música regional. “É uma experiência muito diferente, que só existe em Belém. Essa fusão do jazz com a música regional, inspirada por esses grandes artistas, traz uma mistura muito interessante. Estou muito animada para saber como a nossa sonoridade vai ser introduzida nesses clássicos que já são conhecidos.”

Mais do que revisitar clássicos, a apresentação mostrou como o jazz pode ganhar novos significados quando encontra a musicalidade paraense. O concerto também reafirmou o papel do Theatro da Paz como instrumento de valorização da cultura local e de aproximação entre artistas, obras e espectadores.

Texto: Yasmin Costa - Ascom/Secult