Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Estado e município discutem ações de prevenção à violência em casas noturnas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/05/2015 20h16

Em continuidade às ações executadas durante operação de combate à venda e uso de drogas, deflagrada no bairro da Marambaia, em Belém, nos últimos dias 11 e 12, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) reuniu na tarde desta segunda-feira, 18, na sede da instituição, representantes dos órgãos estaduais e municipais para definir as ações de atuação conjunta em novas operações, que pretendem coibir as atividades delituosas e o funcionamento irregular de bares e casas noturnas da Região Metropolitana de Belém (RMB).

A reunião foi presidida pelo secretário adjunto de Gestão Operacional, coronel Hilton Benigno, e teve a presença de representantes da Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev), Corpo de Bombeiros e Polícia Civil do Pará, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal de Belém, Vigilância Sanitária e secretarias municipais de Meio Ambiente (Sema), de Urbanização (Seurb) e de Economia (Secon).

“Essas parcerias pretendem potencializar as ações do Sistema de Segurança Pública. A ideia é que cada órgão contribua de acordo com suas competências. Assim, vamos possibilitar uma fiscalização mais ampla, evitando o desacordo das normas previstas pela legislação para o funcionamento de bares e casas de show”, justificou o secretário adjunto da Segup, coronel Hilton Benigno.

Durante a reunião foram definidas as formas de atuação de cada órgão para vistoriar os estabelecimentos e possibilitar a legitimação das leis vigentes que autorizam e estabelecem normas de uso em relação a regras estruturais, horário de funcionamento, higienização do local, acústica das casas noturnas e prevenção à violência por meio de fiscalizações que proíbam o acesso de menores de idade nesses estabelecimentos, além do consumo de bebidas alcoólicas e venda de drogas ilícitas.

“Tivemos resultados positivos na última operação, com foco no combate a venda e uso de drogas. Das 85 pessoas aprendidas, 79 já haviam tido passagem pela polícia. Com a ação coibimos a presença de foragidos da lei e menores de idade na casa de show. Pudemos visualizar outras formas de ação ilícita, que só poderão ser proibidas, com a atuação desses outros órgãos”, explicou o diretor Metropolitano da Polícia Civil, Cláudio Galeno.