Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Sectet e Prefeitura de Xinguara assinam convênio de cooperação técnica

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/09/2017 00h00

Na manhã desta terça-feira (19), ocorreu, na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), a assinatura de convênio de cooperação técnica entre o órgão e a Prefeitura Municipal de Xinguara, que vai executar ações conjuntas para o avanço de processos inovadores e de tecnologias por meio de atividades pautadas na ciência, na tecnologia e na educação profissional.

Nesse sentido, a Sectet trabalha por meio do Programa Pará Profissional, instituído pela lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016. Coordenado pela Secretaria, o programa garante o apoio à qualificação profissional da população paraense de acordo com as necessidades das cadeias produtivas de cada município.

Durante a assinatura, o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, destacou a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento do Estado. “O Pará do século XXI depende muito da nossa capacidade de qualificar a população para assumir os desafios dos novos empregos, das novas formas de geração de economia e de renda. O Pará Profissional vem ao encontro disso”, avaliou o secretário.

Ele ainda mostrou a disposição de transformar as ações em Xinguara em exemplos de sucesso do programa. “A ideia é transformar o município em um modelo de funcionamento do Pará Profissional, que não é um programa de Governo, mas de Estado, ele nasceu para dar apoio aos municípios e às empresas a fim de transformar o Pará em um dos maiores polos de desenvolvimento do Brasil, o que passa pela formação profissional”, concluiu.

O prefeito de Xinguara, Osvaldo Assunção, também relatou a importância do convênio para o município. “Os cursos vão qualificar os funcionários da indústria, do comércio, do meio rural, é de grande importância para a produção da região, que não possui mão de obra qualificada. Atualmente, para a realização de determinadas atividades, como as exercidas em frigoríficos, por exemplo, os trabalhadores precisam aprender com a prática, o que inclusive pode gerar riscos de acidentes”, ressaltou o prefeito.

De forma complementar, o convênio ainda prevê o apoio da Sectet por meio do Programa Inova Pará, amparado pela Lei de Inovação, de no 8.426, também de 16 de novembro de 2016. A lei prevê incentivos à inovação, à pesquisa científica e tecnológica e à engenharia não rotineira, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico, científico e social no contexto da competitividade e sustentabilidade do Estado. A intenção, em Xinguara, é apoiar a criação ou consolidação de espaços de inovação e laboratórios, assim como a implantação de uma incubadora de empresas.