Governo do Estado assina investimentos para Vila da Barca e contrato de concessão do saneamento
O Governo do Pará anuncia, na próxima segunda-feira (14), um plano de investimentos para ampliação dos serviços de saneamento na região da Vila da Barca, em Belém. A área receberá uma série de melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, incluindo a área de palafitas.
O projeto será um dos primeiros executados no novo modelo de concessão regionalizada do saneamento estadual, que será oficialmente formalizado na mesma cerimônia, com a assinatura do contrato de gestão junto a Aegea, empresa vencedora da licitação em abril deste ano.
A concessão regionalizada do saneamento no Pará vai beneficiar mais de 4,3 milhões de pessoas, com investimentos superiores a R$ 15 bilhões na modernização e na ampliação dos sistemas de tratamento e distribuição de água, da rede de esgotamento sanitário em 99 municípios.
O novo modelo também coloca o Estado na direção da universalização do acesso a esses serviços, conforme diretrizes do novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020) e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A cerimônia será realizada na segunda-feira (14), às 15h, no Palácio do Governo. Além da Vila da Barca, o Governo do Estado e Aegea também apresentarão projetos de modernização dos sistemas de abastecimento de água de Belém, que serão executados nos próximos meses.
Porta-voz: governador Helder Barbalho.