Evento reúne especialistas para discutir bioeconomia na Amazônia
Belém será palco, nesta quarta-feira (16), do evento “Bioeconomias da Amazônia: caminhos possíveis de escalabilidade rumo a uma transição justa e sustentável”, que reunirá representantes do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), instituições de pesquisa, setor produtivo e organizações da sociedade civil, para debater soluções concretas e inovadoras para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
A programação ocorrerá no Espaço São José Liberto, no bairro do Jurunas, em Belém, com uma jornada de oito horas de atividades, entre painéis, apresentações, debates e conexões estratégicas.
O evento tem como objetivo principal promover a integração e o alinhamento entre participantes, autoridades e startups no contexto da bioeconomia na Amazônia, apresentando estudos, ferramentas tecnológicas e iniciativas pioneiras que contribuam para a construção de uma economia sustentável e inclusiva. Também haverá o lançamento oficial do Selo Planbio, iniciativa do Governo do Pará que busca valorizar e dar visibilidade a produtos e empreendimentos alinhados aos princípios da bioeconomia.
Além da Semas, o evento contará com a presença de representantes do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), World Resources Institute (WRI) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). A programação incluirá cinco painéis temáticos, que abordarão inovação, dados, políticas públicas, sociobioeconomia e incentivos à industrialização sustentável. Entre os destaques estão as apresentações do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, do Centro de Sociobioeconomia, além de estudos inéditos e iniciativas sobre o tema.
O evento também terá com um marketplace de bioprodutos amazônicos, abrindo espaço para que empreendedores da região exponham e comercializem soluções baseadas em biodiversidade.