Feira Pan-Amazônica do Livro dedica penúltimo dia às Vozes Cabanas e aos 190 anos da Cabanagem
Amanda Engelke – (91) 98054-3742
Painah Silva – (91) 98099-6583
Nesta quinta-feira (21), penúltimo dia da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, a programação será dedicada às Vozes Cabanas. A Arena Multivozes, localizada no Salão B do Hangar, reúne, a partir das 15h, rodas de conversa e bate-papos com historiadores e especialistas para abordar diferentes aspectos da Cabanagem.
Entre os destaques da programação estão a roda de conversa “Projeções Cabanas: Representações da Cabanagem no Audiovisual Paraense”, com Eliana Ramos (PA) e Paulo Evander (PA), sob mediação de Fábio Horácio-Castro (PA); e, às 19h, o bate-papo com Magda Ricci (PA) e Aldrin Figueiredo (PA), referências nos estudos sobre o tema.
A temática do dia faz referência à Cabanagem, revolta popular ocorrida na então província do Grão-Pará entre 1835 e 1840, durante o período regencial do Império do Brasil, e que em 2025 completou 190 anos.
Pela manhã, a Arena Multivozes recebe apresentações de projetos da rede pública de ensino da Região Metropolitana de Belém. O dia encerra com o show musical de Pedrinho Cavalléro (PA) e Silvinha Tavares (PA).
A programação completa está disponível em: https://feiradolivroedasmultivozes.com.br/programacao