Desfile Cívico-Militar celebra os 203 anos da Independência do Brasil
A capital paraense será palco, no próximo domingo (7), do Desfile Cívico-Militar em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil. A programação será realizada na avenida Presidente Vargas, a partir das 9h, com duração prevista de três horas. O governador do Pará Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan participarão da programação.
O evento reunirá mais de 4,5 mil participantes, entre militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), integrantes das forças de segurança pública, instituições estaduais e municipais, além do público em geral.
Para garantir a segurança e ordem pública durante o Desfile Cívico-Militar, cerca de 630 agentes das forças de segurança pública estadual e municipal vão reforçar as ações ostensivas, auxiliar no bloqueio de vias e no ordenamento do trânsito em torno do desfile. Segundo o esquema de segurança geral, coordenado pelo Exército Brasileiro, junto às forças estadual e municipal, 32 pontos em vias próximas ao local serão bloqueados para circulação de veículos, a partir das 5h do domingo (7), até às 13h.
Diante da movimentação para o evento, tanto de todos que desfilam, quanto do público que assiste, além de outros eventos que ocorrem no feriado na capital, é imprescindível que a população esteja atenta às orientações dos agentes de segurança e de trânsito.
Unidades Policiais - A Polícia Civil irá reforçar o efetivo para atendimento na Delegacia do Comércio e Seccional Urbana de São Brás, em caso de ocorrências, para que a população tenha o atendimento agilizado nessas unidades.
Monitoramento em tempo real - A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) irá instalar o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) na Rua da Paz com a Av. Presidente Vargas, ainda no final do sábado, 6. O centro será a base que reunirá os pontos focais das forças de segurança, que vão realizar o monitoramento das imagens das câmeras do Centro Integrado de Operações (CIOp), instaladas no entorno durante o desfile e prestar apoio aos agentes que estiverem atuando em todo o percurso e nas vias adjacentes.
O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) também estará de prontidão, a fim de realizar sobrevoos e monitoramento aéreo durante a programação, se necessário.
Trânsito - Para garantir o ordenamento e fiscalização nas vias, equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar (PMPA) e Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), farão o bloqueio de vias a partir de 4h da manhã, controle do trânsito para promover a fluidez, coibir as irregularidades e garantir a segurança.
Porta-voz: Helder Barbalho, governador do Pará.