Fundação Carlos Gomes e Amajazzon oferecem workshops com artistas convidados
No mês de novembro, a Fundação Carlos Gomes oferece, em parceria com a edição deste ano do festival de música Amajazzon, workshops com músicos de Moçambique, Guiné-Bissau e Polônia. As aulas serão realizadas entre os dias 27 e 30, no Instituto Estadual Carlos Gomes, gratuitamente. As inscrições serão realizadas de forma online pelo site do Sympla.
Festival
O Amajazzon é um festival de música voltado ao Jazz, que será realizado no período de 29 a 30 de novembro, com apresentações no Theatro da Paz e formação musical oferecida em parceria com a Fundação e Instituto Estadual Carlos Gomes, e a Escola de Música da UFPA (Emufpa). Este ano, o evento trará artistas da Amazônia, África, Ásia, Europa e Américas, com a apresentação de espetáculos inéditos de Jazz.
Formação Musical
Em conjunto com a Fundação Carlos Gomes, o Amajazzon vai oferecer workshop com a cantora, jornalista e ativista Karyna Gomes (Guiné-Bissau), no dia 29 de novembro. O workshop terá o tema "Mandjuandadi e suas ramificações na música guineense", e será realizado no Instituto Estadual Carlos Gomes (Av. Gentil Bittencourt, 977, Nazaré), assim como toda a programação pedagógica do evento.
O músico e compositor Matchume Zango (Moçambique) também ministrará um workshop interativo, no dia 29, também no Instituto. A formação musical vai abordar sobre o universo sonoro do xitende, mbira e timbila – ritmos tradicionais moçambicanos.
Os estudantes piano e músicas já formados na área também terão um representante do instrumento. O pianista e compositor Uriel Herman (Hungria/Israel) irá realizar, no dia 28, o workshop de piano, onde vai compartilhar sua filosofia musical e oferecer dicas sobre como construir uma carreira criativa no mundo atual. Herman também vai destinar um momento da aula para tocar suas composições originais junto com os alunos participantes.
No dia 28 será a vez do workshop com cantora, compositora e maestra Aga Kiepuszewska (Polônia). Na aula colaborativa, que será realizada junto com a cantora Tainá E I O U, a musicista vai explorar o ponto de encontro entre o Jazz, a sonoridade coral e a improvisação. O workshop vai convidar os participantes a experimentarem com canções em roda e improvisação em grupo, mesclando vozes com elementos de liberdade instrumental: guitarra elétrica com efeitos, contrabaixo e eletrônica vocal.
Os músicos Andrzej Imierowicz & Michał Aftyka, que acompanham a cantora Aga, também realizarão workshop de instrumento.
Também haverá o workshop com o grupo amapaense Marreco's Land. Os integrantes vão demonstrar como integrar diversas linguagens da música popular e contemporânea aos ritmos tradicionais como o Batuque e o Marabaixo. O workshop será realizado no dia 27.
O músico Manuel de Oliveira também estará na programação de ensino com o workshop Guitarra Ibérica, Território, Identidade e Inovação, no dia 29. Outro workshop da programação será com a
Os interessados devem se inscrever neste link.
Voluntariado
O Amajazzon também oferecerá vagas de facilitador cultural para aqueles que desejam ser participar mais ativamente do evento. Os locais onde os voluntários atuarão será o Instituto Estadual Carlos Gomes e a Escola de Música da UFPA. Os inscritos receberão, ao final do evento, certificado oficial e carta de recomendação. O período do voluntariado será realizado nos dias 25 de novembro a 1º de dezembro, com carga horária de 15 a 25 horas semanais (variando conforme etapa e local).
Para participar como facilitador cultural, é necessário realizar inscrição via o e-mail guicntdots@gmail.com, anexando carta de interesse com nome completo, curso e instituição vinculado (a), quais as motivações para participar como facilitador cultural, experiência anterior como voluntário (se houver) em eventos de música, arte ou educação. As inscrições serão recebidas até o dia 14 de novembro.
As informações sobre a programação artística, pedagógica e de voluntariado estarão disponíveis no Instagram oficial/amajazzon, no site e neste link.
