Governadora Hana Ghassan entrega Hospital Materno-Infantil e amplia assistência em Santarém e região
A governadora do Pará, Hana Ghassan, entrega nesta quinta-feira (2), às 17h, a primeira etapa do novo Hospital Regional Materno-Infantil de Santarém “Dr. Álvaro de Oliveira Duarte”, que vai garantir a descentralização de atendimentos e fortalecer a assistência à saúde de mães e bebês na Região de Integração Baixo Amazonas, além de ampliar o acesso da população a atendimentos especializados no oeste do Estado.
A primeira etapa contempla a implantação do Serviço Ambulatorial e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), com realização de exames laboratoriais, de imagem e com métodos gráficos de média e alta complexidade; e consultas especializadas, com capacidade mensal de cerca de 1.380 consultas em 22 especialidades, além de consultas multiprofissionais.
O SADT do Hospital Regional Materno-Infantil de Santarém tem capacidade para realizar até 15.346 exames mensais de média e alta complexidade, incluindo análises clínicas, ultrassonografia convencional, obstétrica, com doppler, raio-X, ecocardiograma, eletrocardiograma e eletroencefalograma, garantindo mais agilidade, precisão diagnóstica e suporte adequado ao cuidado materno-infantil.
Atenção para mães e bebês
O complexo ambulatorial também fortalece o acompanhamento especializado com dois serviços estratégicos: o Ambulatório de Seguimento, voltado ao monitoramento de recém-nascidos e crianças egressas de unidades neonatais até os dois anos de idade, e o Ambulatório de Gestação e Puerpério de Alto Risco, destinado ao acompanhamento multiprofissional de gestantes com maior complexidade clínica. Com cinco consultórios equipados, incluindo um odontológico.
O investimento total da obra garantiu a construção completa do hospital , com novas etapas de serviços que funcionarão em breve, reforçando a descentralização da rede pública com atendimento voltado à região oeste do Pará.
O perfil assistencial da unidade é voltado ao atendimento obstétrico de médio e alto risco, neonatal e pediátrico, sendo totalmente estruturado para ofertar o atendimento integral à saúde da mulher e da criança com consultas, internações, cirurgias e exames, reduzindo o deslocamento de pacientes para a capital, especialmente de gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças que necessitam de atendimento especializado na região.
Estrutura
O novo Hospital Regional Materno-Infantil de Santarém contará com 121 leitos, distribuídos entre enfermarias, UTI Adulto, UTI Neonatal, UTI Pediátrica, Unidade de Cuidados Intermediários e leitos de isolamento.
O hospital também contará com centro cirúrgico, centro obstétrico, banco de leite, pronto atendimento obstétrico e pediátrico, além de centro de parto normal com oito salas de pré-parto, parto e pós-parto. Com exceção dos casos de urgência e emergência obstétrica e pediátrica, o acesso aos serviços será regulado pela rede estadual, com encaminhamento prévio, o que contribui para organizar o fluxo assistencial e garantir atendimento mais eficiente à população da macrorregião.
Porta-voz - Governadora do Pará, Hana Ghassan.

