Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM ANANINDEUA

Teatro da UsiPaz Professor Amintas Pinheiro recebe quatro espetáculos de mostra comemorativa

A Companhia BricBrac, criada no município, vai celebrar seus 15 anos no palco do primeiro teatro de Ananindeua

Por Dani Franco (SEAC)
26/01/2023 11h30

Primeiro espaço dedicado à atividade teatral em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, o teatro da Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, no bairro Icuí-Guajará, foi escolhido para a comemoração dos 15 anos da Companhia BricBrac, que pela primeira vez se apresentará em um palco de teatro na sua cidade.

“Nós passamos esse tempo nos apresentando em teatros de Belém e outros espaços culturais, porque na cidade onde a Companhia nasceu e vive não existia teatro. Agora, tem”, ressalta Vanessa Teixeira, uma das fundadoras da “BricBrac”.

A Mostra Cultural BricBrac foi criada para comemorar os 15 anos da Companhia, com quatro espetáculos apresentados gratuitamente. “É a nossa forma de agradecer ao público daqui e democratizar o acesso à cultura e ao teatro no nosso município”, frisa Francisco Leão, outro fundador da Companhia e diretor dos quatro espetáculos da Mostra.

Pertencimento - Para Alejandro Quezada, secretário adjunto da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), o fato de a Usina receber a mostra comemorativa em seu teatro confirma que a comunidade já se apropriou das UsiPaz.

Francisco Leão é fundador da Companhia BricBrac“Os espaços e áreas de esportes, de educação, de serviços públicos e cultura devem contribuir com a integração das comunidades e a tessitura da coesão social. É muito bonito ver um teatro da Usina recebendo esta comemoração tão importante, de 15 anos de um grupo artístico. É a comunidade tomando para si aquilo que já é dela. E este é um dos nossos objetivos com as UsiPaz”, afirma Alejandro Quezada.

A UsiPaz Professor Amintas Pinheiro foi entregue pelo Governo do Estado no dia 20 de outubro de 2021. Seu teatro tem capacidade para até 150 pessoas, e está equipado para receber qualquer espetáculo.

Além da UsiPaz Professor Amintas Pinheiro, as Usinas localizadas no município de Marituba e no bairro da Cabanagem, em Belém, também possuem teatro.

Programação - A Mostra BricBrac conta com os seguintes espetáculos: “Contos da Floresta”, que traz histórias do fabulista grego Esopo, adaptadas para a realidade cultural da Amazônia; “Boi Tinga – A Batalha de Bonecos”, que apresenta a disputa entre Cabeçudo, Mascarado e o boi de São Caetano de Odivelas; “João e Maria”, obra dos irmãos Grimm, também ganha conotações amazônicas, e “Mebemokré – Sob a sombra Kayapó”, que usa a técnica milenar da sombra chinesa para contar as lendas dos povos Kayapó e Xikrin.

A Mostra Cultural BricBrac foi contemplada com o Prêmio Preamar de Cultura e Arte, do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A programação conta com o apoio da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa).

As comemorações da Companhia BricBrac também incluem exposição dos trabalhos do grupo e lançamento do catálogo sobre os 15 anos de atuação.

Trajetória - Criada em 2008, a “BricBrac” foi a primeira companhia de teatro de bonecos de fio (marionete) da região Norte. Formada por arte-educadores, atores, produtores culturais, professores e artistas plásticos, a Companhia desenvolve ações socioculturais, especialmente em artes cênicas, por meio do Teatro de Formas Animadas.

A iniciativa é da Associação Sociocultural BricBrac, cuja filosofia é a arte como transformação social. O grupo é reconhecido nacionalmente e coleciona premiações, como o Prêmio Mirian Muniz de Teatro, concedido pela Funarte (Fundação Nacional de Artes); Prêmio Secult de Teatro, do Governo do Pará; Prêmio de Teatro Cláudio Barradas, também concedido pela Secult), e Prêmio Descentrarte, da Funarte.

Serviço: Mostra Cultural BricBrac. Apresentações na quinta e sexta-feira e no sábado (26, 27 e 28), as 18 h, e no domingo (29), as 10 h, no Teatro da UsiPaz Professor Amintas Pinheiro, no Icuí-Guajará, em Ananindeua. Entrada franca. Faixa etária livre.