Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Comitiva da Martinica visita Usina da Paz Cabanagem, em Belém

Delegação do país conheceu a estrutura do complexo e já conheceu diversos projetos estaduais na capital

Por Dani Franco (SEAC)
11/05/2023 08h18

Na tarde da última quarta-feira (10), a comitiva oficial da Martinica visitou a Usina da Paz Cabanagem, em Belém. Na ocasião, o grupo foi apresentado ao programa TerPaz e conheceu toda a área física do complexo da UsiPaz.

O convite para visitar a Usina da Paz partiu da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que junto a outras 38 secretarias e órgãos do Governo do Estado integra o Programa TerPaz. 

De acordo com Didier Laguerre, prefeito de Fort-de-France, capital da Martinica, a visita teve como objetivo entender quais as contrapartidas sociais que empresas multinacionais sediadas no Pará estão proporcionando à população. 

"Eu fiquei particularmente interessado neste projeto, pois me pareceu uma forma concreta de ver os tipos de retorno que um governo pode dar ao seu povo. E estou maravilhado em ver que aqui as pessoas mais pobres possuem apoio em arte, cultura, esporte e formação profissional. Com certeza é um modelo que levarei para a minha cidade e o meu país", declarou a autoridade daquele país. 

A coordenadora de Projetos Estruturantes da Sedeme, Poliana Gualberto, explicou todo o processo de investimento realizado em parceria pela iniciativa privada para a construção das Usinas da Paz, evidenciando as relações de retorno social dessas empresas através do programa TerPaz.

Já a diretora geral da Usina da Paz Cabanagem, Ivanilda Vieira, ressaltou a relevância dos cursos de formação e atividades de esportes e cultura realizadas dentro da Usina. "É muito gratificante pra nós ver o interesse que governantes de outros países têm nesse projeto. Isso é um reconhecimento para o trabalho de tantos que fazem esse projeto ser possível", ressaltou a diretora. 

"O que mais me impressionou foi ver que este espaço está construído dentro de um bairro periférico. As pessoas aqui não precisam se deslocar para o centro de sua cidade para acessar o que precisam, está tudo ao alcance delas. Isso é um grande exemplo de gestão para nós", finalizou o prefeito de Fort-de-France.

A comitiva da Martinica permanece em Belém até a próxima sexta-feira (12).