Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E COMPETIÇÕES

Estado apoia participação da delegação paraense infantil em 'Sul-americano no RJ'

'Estou feliz', afirmou a atleta Maria Eduarda, de 8 anos, que conquistou o ouro e atualmente é tricampeã sul-americana na modalidade de Jiu-Jitsu

Por Carol Amorim (SEEL)
12/03/2024 11h13

Com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), atletas paraenses participaram do Campeonato Sul-Americano de Crianças 2024 da IBJJF, evento organizado pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 10 de março. 

“Para nós, do governo, por meio da Seel, é muito gratificante ver que as políticas públicas de apoio ao atleta tem permitido que muitos paraenses tenham a oportunidade de competir fora do estado, mostrando o quanto eles tem potencial, pois são atletas de alto rendimento e ainda levam o nome da nossa bandeira do Pará”, ressalta o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade. 

A atleta Maria Eduarda, de 8 anos, conquistou o ouro e atualmente é tricampeã sul-americana na modalidade, e desde 2022 recebe apoio da Seel para competir. “Estou muito feliz por ser tricampeã sul-americana e mais feliz ainda pelo apoio que a Seel me deu. Desde 2022 eu recebo esse apoio e graças a isso eu sou tricampeão sul-americana e internacional”, disse a atleta. 

Outro atleta mirim de jiu-jítsu, que também foi destaque na competição é o Júlio Cesar, de 8 anos, que trouxe para o estado do Pará a medalha de prata. “É muito importante essa atuação da Seel, de incentivar e apoiar os grandes talentos que o Estado tem dentro do esporte. E a participação na carreira profissional do Júlio, com oito anos de idade, representando o Estado do Pará dentro de grandes eventos, tanto no Brasil como no mundo, é muito importante, para nós é uma gratidão muito grande a gente ter esse parceiro que é o Estado dando esse reconhecimento aos atletas do Pará. Isso aí a gente tem que agradecer muito ao Secretário da Seel, Cássio Andrade e o governador Helder Barbalho por esse grande incentivo ao esporte no nosso Estado do Pará”, ressalta o pai do atleta, Cesar Campos.

O pequeno Júlio César que já recebeu apoio da Seel para participar de diversos campeonatos nacionais e internacionais, recentemente, em fevereiro, também conquistou medalha de ouro na faixa cinza do London International Open Jiu-Jitsu Championship 2024, promovido pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) na Inglaterra.

Quem também teve destaque no mês de março, foi o atleta de jiu-jitsu Eike Bentes Fernandez de 12 anos, que conquistou o primeiro lugar no evento Abu Dhabi Combat Club (ADCC), que fez sua primeira seletiva no Brasil em 2024 e foi realizado na cidade de São Paulo no dia 02 de Março.

Veja a classificação dos atletas paraenses no Campeonato Sul-americano Crianças 2024:

Maria Eduarda da Silva Leite - 1º lugar / Categoria: feminino / mirim 3 / cinza / pena (30.20kg)

Lanna Cristina da Silva Leite - 1ª lugar / categoria: feminino / infanto juvenil 1 / laranja / pena (44.30kg)

João Derick da Silva Monteiro - 2º lugar / categoria: masculino / infantil 3 / cinza / médio (48.30kg)

Júlio César - 2º lugar / categoria: masculino / mirim 3 / cinza / super pesado (45.30kg)

Arthur Costa de Carvalho - 2º lugar / categoria: masculino / infantil 1 / cinza / super pesado (48.30kg)

Pedro Allan Pina Barreira - 2º lugar / categoria: masculino / infanto juvenil 1 / laranja / médio (52.50kg)

Kercya Kayla da Silva Conceição - 2º lugar / categoria: feminino / infanto juvenil 3 / amarela / pena (52.50kg)

Andressa Stephany Ferreira Santiago - 2º lugar / categoria: feminino / infanto juvenil 2 / laranja / pena (48.30kg)

Jamily Cristina Leite da Silva - 3º lugar / categoria: feminino / infanto juvenil 3 / verde / médio (60.50kg)

Isis Gabrielly Souza Braga - 3º lugar / categoria: feminino / infanto juvenil 3 / laranja / pena (52.50kg)

Samuel Josué Lemos Vieira - 3º lugar / categoria: masculino / infantil 1 / amarela / pluma (30.20kg)

Mayke Henrique Dos Santos Gonçalves - 3º lugar / categoria: masculino / infanto juvenil 1 / laranja / pena (44.30kg)

Atletas que não medalharam mas foram convocados para participação no evento: Kevin Arthur Moutinho Gomes, Victor Josue Pereira Vieira, Izabela Delgado Nascimento Moraes, Isaque Naum Siqueira de Araújo, Luis Gustavo dos Santos Leite, William da Cruz Leite.